#AL: Parceria com o Sebrae/AL beneficia quatro laticí­nios da CPLA

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A diretoria da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) entregou na tarde desta quarta-feira, 11, mais quatro projetos de tratamento de efluentes a laticí­nios associados í  unidade. A medida é fruto de uma parceria com o Serviço de Apoio í s Micro e Pequenas empresas de Alagoas (Sebrae/AL), que contratou uma consultoria especializada. Dos 16 laticí­nios associados í  CPLA, oito já receberam os projetos.

De acordo com Marcos Fontes, analista da unidade de Agronegócio do Sebrae/AL, os projetos são elaborados conforme com a necessidade de cada indústria, e sugerem desde mudanças estruturais a mudanças operacionais. «Uma das sugestões mais eficientes é o projeto Biogestor, através dele as indústrias cumprem seu papel, tratando os resí­duos, que são transformados em geradores de energia e resí­duos orgí¢nicos», informou Fontes.

O projeto de tratamento de efluentes é uma exigíªncia do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e da Agíªncia de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) para que as indústrias estejam regularizadas no Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Nessa etapa, os laticí­nios beneficiados foram: Santa Bárbara, Timbaúba, Easa e Fort.

O diretor presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, explicou que parte dos laticí­nios, principalmente os de pequeno porte, enfrentava dificuldades para apresentar o projeto. «Na contratação de uma empresa especializada os laticí­nios gastariam em média R$ 12 mil, com a parceria do Sebra/AL foi feito um pacote, onde esses projetos saí­ram por menos da metade do preço e o Sebrae/AL ainda entrou com 80% do valor total, ou seja, um beneficio para os associados e para o meio ambiente», revelou Aldemar Monteiro.

A matéria é do BCCOM Comunicação

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas