#Agroindústrias do Paraná conhecem ‘segredos’ de queijos italianos

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Os segredos que fizeram dos queijos italianos referíªncia mundial na agregação de valor foram revelados, nesta terça-feira (21), a cerca de 50 profissionais da região da Associação dos Municí­pios do Setentrião Paranaense (Amusep). Fruto de uma cooperação internacional entre Brasil e Itália, o workshop “A Cadeia Produtiva do Leite na Itália” foi realizado pelo Sebrae/PR em Maringá.

“O Sebrae/PR tem um convíªnio com a Emilia-Romagna [uma das 20 regiões da Itália, equivalentes aos estados no Brasil] para aproximar o empresário brasileiro de novas tecnologias e para que nossos empresários e produtores possam ter mais referíªncias em relação a seus produtos”, esclarece o consultor do Sebrae/PR, Joversi Luiz de Rezende.

O workshop foi ministrado pelo consultor síªnior em alimentos, Giulio Benvenutti, que atua com certificações de higiene e segurança alimentar. Benvenutti traçou o panorama da cadeia produtiva do leite na Itália e, ao final da palestra, empresários do setor demonstraram interesse em montar uma comitiva para conhecer in loco as agroindústrias italianas.

 

Benvenutti destacou a importí¢ncia das certificações por diferenciação geográfica. Na Itália, a cadeia produtiva do leite tem produtos reconhecidos pela sua região de origem. O sucesso do modelo de valorização regional é tamanho que garantiu ao queijo de Parma, por exemplo, reconhecimento internacional. Hoje, o queijo leva o nome de parmesão em referíªncia í  sua cidade de origem.

“No Brasil, as certificações geográficas ainda não tomaram a dimensão como na Itália, mas o Sebrae/PR está incentivando essas ações”, comenta Rezende, que destaca o quanto essa cooperação internacional ainda pode render em conhecimento para as agroindústrias do Paraná. “O objetivo não é imitar os italianos, apenas copiando um queijo de lá, mas sim desenvolver produtos na Amusep, com as caracterí­sticas locais, pensar em produtos diferenciados, com valor agregado maior”, diz o consultor do Sebrae/PR.

http://blogs.odiario.com/cafecomjornalista/2013/05/23/agroindustrias-do-parana-conhecem-segredos-de-queijos-italianos/

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas