Agende-se para a Feira Nacional de Lácteos da China

Ainda que o setor de lácteos brasileiro não se anime a competir no mercado chinês com os países maiores exportadores de leite em pó, queijo e manteiga, o evento em Harbin é uma boa oportunidade para se atualizar sobre todos os aspectos do segmento
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A Feira Nacional de Lácteos da China (www.dairyexpo.com) ocorre no primeiro semestre de cada ano em uma capital de província, promovida pela entidade nacional do setor. A escolhida para a 13ª edição, neste ano, foi Harbin, capital de Heilongjiang, nordeste do país, divisa com a Sibéria. A feira (foto), que acontecerá entre 22 e 24 de abril, apresentará um conjunto de atividades de caráter científico e tecnológico, além da parte mais comercial, e aceita a participação de empresas estrangeiras em estandes – em geral da Holanda, Estados Unidos, Alemanha, Nova Zelândia e Austrália. Nesse evento sempre participam as principais empresas chinesas de lácteos, entidades de criadores e de indústrias, instituições governamentais e a mídia especializada.

Lácteos na China são alimentos vistos com receio, principalmente após a tragédia da contaminação criminosa de leite por melamina, em 2008, quando 300 mil crianças teriam sido afetadas, com seis vítimas fatais, segundo o que foi divulgado na época. Esse episódio causou imenso impacto negativo no setor de lácteos chinês, revertendo os esforços governamentais de estímulo à produção e ao consumo de leite e derivados.

Ainda que o setor de lácteos brasileiro não se anime a competir no mercado chinês com os países maiores exportadores de leite em pó, queijo e manteiga, a feira é boa oportunidade para se atualizar sobre todos os aspectos do segmento, já que a China, apesar de produzir mais leite do que o Brasil, será sempre grande importadora de lácteos, dadas as suas limitações ambientais e as dimensões e padrão de vida crescente de sua população (para que se tenha uma ideia das limitações ambientais chinesas, quando visitamos essa feira, em maio de 2010, acompanhando a comitiva do Polo de Excelência do Leite, de Minas Gerais, encontramos estandes de empresas da Califórnia, exportadoras de feno para o gado leiteiro na China).

http://www.amanha.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8510:agende-se-para-a-feira-nacional-de-lacteos-da-china&catid=127:conexao-asia&Itemid=207

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas