#Acir aponta prejuí­zos por falta de infraestrutura

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), agora vice-presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, lamentou, nesta quinta-feira, em reunião da Comissão, os prejuí­zos ocasionados pelo cancelamento em importações da soja brasileira pela China. A falta de infraestrutura nos portos e rodovias foi a causa do rompimento dos negócios.

“Alertamos o Governo de que isso aconteceria se os investimentos em infraestrutura não acompanhassem o desenvolvimento da nossa agricultura”. O senador destacou que as estradas rondonienses não somente não são suficientes como também estão em péssimas condições. “Nós, que queremos ser o maior produtor de alimentos, precisamos ter infraestrutura compatí­vel”, completou. Para Acir, a falta de condições para atender o escoamento da produção agrí­cola denigre a imagem do paí­s. Diante disso, ele aproveitou para mais uma vez cobrar agilidade nas obras de restauração da BR-364.

“Temos terra, clima favorável e gente que trabalha, mas não temos como levar a produção da lavoura para o porto”, resumiu Acir Gurgacz, reforçando sua opinião de que a solução para os problemas de infraestrutura para o escoamento é o investimento em ferrovias. “A saí­da é implantar as ferrovias que estão projetadas, mas estas obras não andam”, desabafou. Ele exemplificou com a expectativa pela ferrovia que integrará a capital de Rondí´nia, Porto Velho, í  malha ferroviária brasileira.

LEITE – Na reunião extraordinária desta quinta-feira, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) também aprovou requerimento do senador Acir Gurgacz para a realização de uma audiíªncia pública sobre estratégias para estimular a produção de leite no Brasil. Serão convidados representantes do Ministério da Agricultura, da Associação Brasileira de Produtores de Leite e das empresas de laticí­nios.
Acir, assim como senador Benedito de Lira (PP-AL), também autor do requerimento, informou que o preço pago aos produtores do leite não cobre o custo de produção, o que inviabiliza a atividade. “Precisamos dar uma resposta ao agricultor, ao tirador de leite, que faz um trabalho árduo e importante para a alimentação dos brasileiros”, frisou Acir Gurgacz.
Fonte: Assessoria
http://www.rondoniagora.com/noticias/acir+aponta+prejuizos+por+falta+de+infraestrutura+2013-03-21.htm

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas