A favor do meio ambiente e da saúde

Pesquisa da Univates transforma resíduos em matéria-prima para produção de bebida funcional
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 
As atividades das indústrias de laticínios podem causar significativos impactos ambientais em função da geração de efluentes líquidos com elevada carga orgânica, principalmente o
Foto: Arthur Dullius / AI UnivatesTrabalho buscou a utilização do soro de ricota como ingrediente na fabricação de bebidas lácteas
Trabalho buscou a utilização do soro de ricota como ingrediente na fabricação de bebidas lácteas

soro de queijo. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2013), em 2012 foram captados pelas indústrias 22,338 bilhões de litros de leite em todo o país, sendo o estado do Rio Grande do Sul o segundo maior captador.

Essa quantidade expressiva levou à busca por melhor utilização do soro de queijo. A produção de ricota, uma das alternativas encontradas, tem como subproduto o soro de ricota, cuja carga poluente ainda é elevada em função da grande concentração de lactose. Portanto, sua eliminação inadequada continua causando problemas ambientais.

Com o objetivo de propor uma solução sustentável para o problema, Cláudia Schlabitz, mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates, realizou a pesquisa ‘Aplicação de soro de ricota na elaboração de bebida láctea fermentada funcional’. O trabalho buscou a utilização do resíduo como ingrediente na fabricação de bebidas lácteas, possibilitando assim a redução da quantidade de soro incorporado às águas residuárias dos laticínios da região do Vale do Taquari.

Conforme uma das orientadoras do projeto, Claucia Volken de Souza, essa é uma solução viável para a diminuição do resíduo gerado e, consequentemente, redução do custo de produção do produto. ‘Devido ao alto teor de lactose (cerca de 4-5%), o soro de ricota pode ser facilmente fermentado, sendo assim uma matéria-prima acessível para a produção de bebidas lácteas. Sua produção é relativamente simples e a substituição do soro de queijo por soro de ricota pode ser feita utilizando o mesmo processo de fabricação’, afirma a pesquisadora.

Claucia destacou ainda o impacto ambiental gerado pelo descarte quando feito de forma inadequada. ‘A matéria orgânica contida no resíduo pode ser metabolizada pelos micro-organismos que estão no ambiente aquático. No processo, eles consomem o oxigênio existente na água, podendo resultar na morte dos peixes e demais organismos aquáticos nela presentes’, comenta.

Para a professora, a adição de substâncias que venham a atribuir características funcionais torna a bebida láctea mais atrativa. ‘O consumidor, cada vez mais, procura adquirir alimentos saudáveis em busca de melhor qualidade de vida. Dessa forma, a utilização de probióticos, prebióticos, compostos com função antioxidante, vitaminas e minerais aumenta o interesse do consumidor pelo produto, sendo uma boa opção para agregar valor à bebida láctea’, destaca.

Com resultados definidos, a pesquisa mostra que é possível a elaboração da bebida com até 70% de soro de ricota. ‘A bebida se mostrou uma forma viável para a utilização de soro de ricota como matéria-prima, diminuindo assim o efluente gerado em laticínios e, consequentemente, reduzindo gastos com seu tratamento’, conclui Claucia.

A favor do meio ambiente e da saúde

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas