#70% dos produtores de leite do Piauí­ desistiram de produzir devido a seca

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Produção de leite caiu de 100 mil litros para cinco mil litros, diz associação. Dificuldade para produção acarretou na alta do preço do leite e derivados.

Com a falta de chuva, muitos municí­pios do Piauí­ tiveram a produção de leite afetada. 70% dos produtores desistiram de produzir por causa dos prejuí­zos trazidos pela falta de chuva.
De acordo com Antí´nio Lourenço, que possui 50 vacas leiteiras, apenas 30 animais estão produzindo. Na fazenda do produtor de leite, são retirados 250 litros de leite por dia. Mas para ele poderia ser bem melhor se não fosse a seca. «Com o verão fica ruim a produção de leite, porque tudo fica mais caro», reclama.
A dificuldade para a produção de leite acarretou na alta de preço do produto e de seus derivados. Segundo a Associação dos Produtores de Leite do Piauí­, a produção caiu de 100 mil litros para cinco mil litros.
«A grande estiagem que atinge o estado fez com que o preço da ração tenha se elevado. Antes a gente comprava o quilo da ração básica, de soja e milho, por R$ 45. Mas agora o preço dobrou. Além disso, todos os derivados da ração também aumentaram de preço», explica Nogueira Neto, presidente da associação.
Para os próximos anos, os produtores de leite do estado estão se preparando para colher o próprio pasto e alimentar os animais. Com a ideia, os produtores pretendem produzir dois mil litros de leite por dia.
«Queremos fazer uma produção de leite em longa escala, utilizando o próprio pasto. Acredito muito na bacia leiteira de Teresina e tenho fé em Deus que no próximo ano vamos estar totalmente diferente», diz Antí´nio Lourenço.
http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2012/12/70-dos-produtores-de-leite-do-piaui-desistiram-de-produzir-devido-seca.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas