Vendedores de queijo são presos por comercializar produtos sem licença

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Um casal que vendia queijos na feira-livre de Adamantina foi preso nesta quarta-feira (21) após ação de fiscalização do médico veterinário que responde como responsável técnico do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A operação causou reação entre os demais feirantes e consumidores, e também repercutiu nas redes sociais.
Segundo o médico veterinário que responde como responsável técnico do SIM, os vendedores haviam sido advertidos para apresentarem documentos que atestem a segurança da origem do leite e dos meios de produção do queijo. Entre os documentos, solicitou exames de sangue e tuberculina (tuberculose) dos animais, o que segundo ele, não foram apresentados.
E na tarde de hoje, ao presenciar a prática do comércio de queijo sem esse produto estar inspecionado pelo SIM ou outro órgão fiscalizador, o responsável técnico do SIM de Adamantina determinou que cessasse a comercialização, o que não ocorreu, solicitando assim apoio policial e dos técnicos da Vigilância Sanitária, que emitiram laudo reprovando o queijo para o consumo.
O desfecho da operação foi a apreensão do queijo e a prisão do casal, por crime contra a saúde pública e as relações de consumo, como revelado a pouco por uma fonte da Polícia Civil. O documento da vigilância sanitária também subsidiou a medida junto à Polícia Civil. Pelas leis brasileiras, o crime é inafiançável com pena de um a cinco anos de prisão.
Os advogados dos feirantes deverão buscar na Justiça o relaxamento da medida de prisão, para que o casal responda ao inquérito em liberdade.
Nesta quinta-feira (22) o SIGA MAIS pretende ouvir os advogados o casal e as demais autoridades envolvidas na ação, para maior detalhamento da operação.
Entenda o SIM
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) foi criado tornando obrigatórias a prévia inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal produzidos no município de Adamantina e destinado ao consumo humano dentro dos limites de sua área geográfica.
Com essa lei fica sujeita a inspeção e a fiscalização os animais de todas as espécies destinados ao abate, seus produtos e subprodutos e matérias primas; o pescado e seus derivados; o leite e seus derivados; o ovo e seus derivados; o mel e seus derivados.
A criação do SIM veio da necessidade de assegurar ao consumidor de produtos artesanal uma garantia de que aquele produto foi produzido dentro de normas higiênico-sanitárias satisfatórias, já que até a criação do Serviço de Inspeção Municipal os produtos eram comercializados sem nenhum tipo de controle, o que colocava a saúde dos seus consumidores em risco devido ao grande número de enfermidades que podem ser transmitidas por alimentos produzidos sem os devidos cuidados higiênico-sanitários.
http://www.sigamais.com/noticias/cidades/vendedores-de-queijo-sao-presos-por-comercializar-produtos-sem-licenca/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas