Treze indústrias brasileiras de lácteos estão prestes a enviar seus produtos para a Rússia

Pelo menos 13 empresas brasileiras do setor de lácteos estão aguardando autorização da Rússia para iniciar a exportação dos seus produtos para aquele país.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Pelo menos 13 empresas brasileiras do setor de lácteos estão aguardando autorização da Rússia para iniciar a exportação dos seus produtos para aquele país.

A informação, divulgada por Odílson Ribeiro, diretor do Departamento de Negociações Não Tarifárias do Ministério da Agricultura, foi confirmada por Marcelo Costa Martins, diretor-executivo da Viva Lácteos, em entrevista exclusiva para a Sputnik Brasil.

Segundo Marcelo Costa Martins, que também é consultor setorial do Ministério da Agricultura, o processo de habilitação dessas 13 empresas está praticamente no final, e agora só depende das autoridades sanitárias da Rússia a concessão de autorização para o embarque dos produtos.

Sediada em Brasília e fundada em 8 de abril de 2014, a Viva Lácteos é uma associação que reúne 23 das mais importantes empresas do setor e também entidades como a ABIQ (Associação Brasileira da Indústria de Queijo), G100 (Associação Brasileira de Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas de Laticínios) e a ABLV (Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida).

A seguir, a entrevista com o engenheiro agrônomo Marcelo Costa Martins.

Rússia abre mercado de leite em pó para o Brasil, que passará a comprar trigo russo
Sputnik: Temos a informação de que 13 plantas industriais brasileiras da área de laticínios aguardam autorização para enviar seus produtos à Rússia. Como estão estas negociações?

Marcelo Costa Martins: Recentemente, em meados de julho, a Ministra Kátia Abreu esteve com autoridades russas. Na reunião ela demandou a habilitação de 13 novas plantas industriais a exportarem para a Rússia e desde então nós estamos no aguardo da habilitação destas plantas. O Ministério da Agricultura recorrentemente está conversando com a autoridade russa, e a expectativa é de que até meados do mês de setembro nós tenhamos mais estas 13 plantas habilitadas para exportação.

S: O que estas indústrias enviarão para a Rússia?

MCM: Principalmente manteiga, queijo e, dependendo das condições do mercado internacional, também leite em pó.

S: Em quais Estados se localizam estas indústrias?

MCM: A grande maioria dessas plantas industriais está nas Regiões Sul e Sudeste.

S: Do ponto de vista da Rússia, os biólogos, veterinários e sanitaristas russos continuam visitando as indústrias brasileiras?

MCM: No caso específico de lácteos, nós temos um acordo – o Governo brasileiro com o Governo russo – em que, por meio de um certificado sanitário internacional, as indústrias brasileiras são auditadas, inspecionadas pelas autoridades brasileiras cumprindo todos os requisitos sanitários relacionados à sanidade do leite, mais a questão da qualidade demandada pelos russos. Emite-se um documento informando que aquele leite e aqueles produtos lácteos atendem, na íntegra, à demanda, às necessidades russas para exportação. O documento vai para a autoridade russa e ela, de posse de todas essas informações, publica no site o nome da planta industrial e os produtos que ela está habilitada a exportar. Neste momento o Ministério da Agricultura do Brasil emite uma circular e a planta passa a ser habilitada.

http://br.sputniknews.com/brasil/20150831/2004676.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas