Perspectivas do mercado lácteo – Europa- Relatório 19/2017

Leite/Europa – O comércio de lácteos com o Canadá é assunto predominante do setor na Europa. As autoridades europeias esperam que o Senado Canadense conclua a terceira leitura do Trato de Acordo Econômico e Comercial
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Leite/Europa – O comércio de lácteos com o Canadá é assunto predominante do setor na Europa. As autoridades europeias esperam que o Senado Canadense conclua a terceira leitura do Trato de Acordo Econômico e Comercial (CETA) até o final de maio. Isto significa que o CETA possa ser aplicado, provisoriamente, a partir de julho de 2017.
O maior ganho para os produtos lácteos da União Europeia (UE) será a concessão de uma cota para os queijos, 18.500 toneladas no 6º ano do acordo, sem tarifas alfandegárias. A maior parte da cota 16.800 toneladas estará reservada para queijos de alto valor, ou queijos “finos”, e ficando 1.700 toneladas para queijos industriais. A forma como o Canadá irá distribuir essas licenças dentro do tratado é que ainda não foi determinado. As indústrias de laticínios da Alemanha registraram menor captação de leite em abril, em relação ao mesmo mês do ano passado. Observação similar ocorreu na França. A queda está sendo atribuída ao frio anormal para esta época, o que atrasou o crescimento das pastagens. Dados sobre as exportações de leite da Alemanha para a Itália foram divulgados preliminarmente nesta semana, pela CLAL. Em janeiro foram exportadas 22,2 milhões de toneladas de leite integral, uma queda de 0,9% em relação às vendas de janeiro de 2016. Em janeiro foram exportadas 13,1 milhões de toneladas de leite em pó desnatado, com aumento de 6,6% em relação ao mesmo mês do ano passado. O esforço de vários países da Europa para aumentar as exportações de fórmulas infantis para a China foi recompensado. De janeiro a março de 2017 os percentuais das exportações e variação na participação do mercado em relação ao mesmo período do ano passado foram: Holanda, 31%, +12%; Irlanda, 17%, +17%; França, 13%, +168%; Alemanha, 9%, -6%; Dinamarca, 5%, +22%; e Suíça, 3%, +153%. A Bielorrússia continua sendo a principal fonte das importações da Rússia de vários produtos lácteos, de acordo com a Eucolait. De janeiro a fevereiro a Bielorrússia exportou em toneladas e percentuais: manteiga, 9.525, 66,6%; Leite em pó desnatado, 15.972, 79,4%; Leite em pó integral, 2.832, 28,7%; e soro de leite em pó, 13.853, 88,8%.
 

 

http://terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=11471:perspectivas-do-mercado-lacteo-europa-relatorio-19-2017

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas