Portugal:Baixa do preço do leite ao produtor causa alarme

A Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP) mostra-se assustada com a comunicação de uma baixa de três cêntimos por litro de leite pago ao produtor a partir de 1 de janeiro.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Aproximam-se “nuvens negras” no sector da produção de leite que tem grande peso na atividade agrícola da região de Aveiro.

“Para a maioria dos produtores, isto representará uma descida de seis a oito cêntimos por litro no prazo de 8 meses, alerta a organização com forte representatividade em Áveiro, região sede de duas das maiores cooperativas do País (Proleite e Lacticoop).

Nas contas da APROLEP, “a esmagadora maioria da produção irá ficar no limiar da rentabilidade”. Neste quadro, “os que mais investiram terão dificuldade em manter os compromissos assumidos”.

A baixa de preço ocorre ainda a três meses do final do regime das quotas leiteiras. O mercado europeu de leite regista dificuldades devido ao embargo russo e à redução de importações por parte da China.

Importa, assim, no entender dos produtores, que os líderes europeus analisem “cuidadosamente a evolução do mercado pós-quotas” e decidam “implementar outras medidas”, além dos contratos e organizações de produtores propostas no chamado “pacote do leite”.

A APROLEP informa que o preço do leite em Portugal permaneceu abaixo da média comunitária desde abril de 2010 e não acompanhou os preços altos registados no norte e centro da Europa, mas segue agora a tendência de descida.

Apelo à indústria e distribuição

“Tínhamos a expectativa que a indústria de lacticínios e a distribuição, afirmando-se defensoras da produção nacional, aproveitassem a oportunidade para corrigir essa injustiça contendo esta descida acentuada de preço”, lê-se no comunicado, que exige dos principais atores da fileira “uma maior transparência, comunicação atempada e solidariedade na partilha de lucros e sacrifícios entre produtores, cooperativas, indústria e distribuição”.

Segundo a APROLEP, a fileira do leite em Portugal “apenas terá futuro se mantiver o grau de autoaprovisionamento de leite produzido por produtores nacionais”.

http://www.noticiasdeaveiro.pt/pt/34306/baixa-do-preco-do-leite-ao-produtor-causa-alarme/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas