Uruguai tem a oportunidade de se inserir em cadeia global de valor

Queijos/Uruguai – Um estudo do Banco Mundial (BM) afirma que é possível que a indústria de laticínios e a Tecnologia de Comunicações e Informações (TICs) do Uruguai tenham a oportunidade
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Queijos/Uruguai – Um estudo do Banco Mundial (BM) afirma que é possível que a indústria de laticínios e a Tecnologia de Comunicações e Informações (TICs) do Uruguai tenham a oportunidade de serem incoporadas às cadeias globais de valor (CGV), que é a forma predominante do comércio mundial, adiantou a El Observador, Gonzalo Varela, um dos autores do trabalho.
Técnicos do BM trabalharam em ambos os setores. Os lácteos como “um setor tradicional com problemas, que exporta ou deixa de exportar, mas, que não ganha tudo o que poderia”, explicou Varela. Em contrapartida, as TICs “é um setor novo e inovador”. Para o BM, o problema do setor lácteo uruguaio é que “tem experiência mas, foca em determinados produtos de baixo preço devido a pouca ou nenhuma diferenciação”. No estudo são visualizados “subsetores” que podem melhorar, como o caso dos queijos artesanais. Os técnicos do BM realizaram uma análise quantitativa, o que quer dizer, ao nível de valor agregado da cadeia láctea, com a ideia de “ver como podemos ajudar o Uruguai a estar mais perto dos consumidores, já que hoje vende os produtos a multinacionais e não ao consumidor final”, disse Varela. O caminho é “diferenciar” e tender a “produtos Premium”, que habitualmente começam por desenvolver em mercados locais e logo se movem para nichos de alto valor. A ideia é como intervir nesse processo”. Varela explicou que as CVG “dão oportunidades de ser provedores de empresas grandes que têm poder de inserção” nos mercados, como o caso da Conaprole, ao mesmo tempo em analisam quais as políticas públicas utilizar.
Existem temas chaves como redução de custos na cadeia, a especialização, por exemplo em alguns dos componentes da cadeia, e os avanços em infraestrutura e logística. Está comprovado que a melhora de 10% em rodovias aumenta 23% o valor agregado no Uruguai. O setor público e o privado devem identificar qual a fase da cadeia é competitiva.
http://terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=10775:uruguai-tem-a-oportunidade-de-se-inserir-em-cadeia-global-de-valor

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas