# Uruguai: mirando cada vez mais o mercado lácteo externo

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A principal caracterí­stica do setor lácteo uruguaio é que vem tornando-se cada vez mais exportador. O paí­s tem aumentado sua produtividade devido aos maiores ní­veis de tecnificação nas fazendas leiteiras, e assim, as indústrias tem se voltado ao exterior.

No ano passado, a captação de leite pelas indústrias processadoras foi recorde com 1,843 bilhão de litros, de acordo com dados da Direção de Estatí­sticas Agropecuárias (DIEA) do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca. Esse volume foi 291 milhões de litros a mais que em 2010 (18,8% de aumento). As exportações de produtos lácteos, convertidas em litros de leite, totalizaram 1,302 bilhão de litros, 189 milhões de litros a mais que no ano anterior (17% a mais).

«Uma vez o mercado interno saturado, o setor vem se dedicando para que todo o aumento na captação das indústrias seja canalizado ao exterior», disse o diretor da DIEA, Alfredo Hernández. «Somos cada vez mais exportadores».

Ainda, a situação se víª potencializada por dois anos de crescimento na produção de leite acima da média histórica. Aumentos anuais históricos de não mais de 10%, nos últimos tempos foram de 15% e 20%.

«O aumento de excedente na captação tem feito com que as indústrias invistam em industrialização para absorver esse crescimento», disse o presidente da cooperativa de lácteos Calcar, Luis Dumestre. O secretario da Calcar, Vetura Rébori, disse que «é impossí­vel» que o consumo interno absorva essa expansão. «Tudo o que for crescimento tem como destino final a exportação».

A Cooperativa Nacional de Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole), empresa lí­der de mercado, possui 2.000 produtores. Em proporção, 73% do leite vai para o mercado internacional e 27% fica no mercado interno. Se essa relação for medida em dólares, 56% do faturamento corresponde ao primeiro e 44% ao segundo. Isso porque os produtos exportados tíªm menor valor agregado. Segundo Hernández, não é fácil competir no exterior com produtos de maior valor agregado. «Pode-se transportar sem muito problema leite em pó em um barco, mas não iogurte».

Os produtos mais exportados no ano passado foram leite em pó, queijos e leite longa vida.

No caso da empresa Claldy, com sede em Young, é similar ao do resto das indústrias do setor: do leite que entra na planta, 60% termina no exterior e 40% no mercado nacional. «Há uma tendíªncia de aumentar a participação no mercado externo, porque o mercado interno está bem atendido, para não dizer saturado», disse o gerente geral, Erwin Bachman.

Uma empresa láctea que vai um pouco contra a corrente é a Granja Pocha, que tem sua planta de processamento em Juan Lacaze. «Estamos reduzindo as exportações, porque temos focado no mercado interno», disse seu presidente, Edgardo Villanueva. Hoje, a empresa não exporta mais de 10% do que produz. Apesar dessa situação particular, Villanueva reconhece o fení´meno global que vem ocorrendo. «O Uruguai tem muito mais oferta do que demanda interna».

Os principais destinos dos lácteos uruguaios são Brasil, Venezuela, México e Cuba, de acordo com Henández. Apesar do Uruguai exportar a mais de 50 paí­ses, alguns tem certas vantagens, tornando-se mais atrativos.

«Com a Venezuela, claramente há uma vantagem, não somente porque tem dinheiro nesse momento e é deficitária em lácteos, mas também porque tem um ví­nculo polí­tico importante com o Uruguai», disse ele. O consultor privado, Juan Peyrou, explicou que a maioria do leite em pó é vendida ao Brasil e os queijos í  Venezuela.

Para os industriais, os preços que a Venezuela está pagando hoje são tentadores, mas apostar forte nesse mercado pode ter suas desvantagens. A Calcar disse que a Venezuela é seu principal mercado há alguns anos, tanto em volume como em faturamento. «Isso leva a ter certos riscos ao depender basicamente de um mercado», disse o presidente da empresa. Ele disse que «sempre» estão buscando novos mercados, «mas trabalham com valores muito diferentes ao que hoje se negocia com a Venezuela».

Bachman também citou a intensa dependíªncia da Venezuela, que «está pagando preços acima da média internacional. Hoje, o setor lácteo é super Venezuela-dependente».

Para enfrentar a maior produtividade, consequíªncia da maior eficiíªncia por hectare e por animal, as indústrias de lácteos devem adaptar-se para receber maiores volumes de leite. Cabrera disse que o crescimento do setor leiteiro nacional «obrigou a cooperativa a fazer investimentos importantes para receber todo o leite de seus produtores». Rébori, por sua vez, disse que o Uruguai está «transbordando de leite». As indústrias estão preocupadas pela falta de capacidade de processamento. Por esse motivo, a empresa está realizando investimentos para aumentar os volumes que pode processar.

fonte: El Observador

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas