# Tocantins é o terceiro maior produtor de leite da região Norte com potencial de melhorias na cadeia produtiva

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Terceiro maior proutor de leite bovino da região Norte, o Tocantins tem como meta ampliar a produção e aumentar a qualidade dos laticí­nios produzidos no Estado. Atualmente o Estado produz uma média de 280 milhões de litros de leite bovino por ano.

De acordo com o supervisor de Desenvolvimento Animal da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), Claudio Sayão, a produção láctea no Estado cresce a uma média de 5% a 7% ao ano, com potencial para ser expandido. Sayão destacou ainda que as medidas constantes no planejamento estratégico do setor visam aumentar a produção e capacitar os produtores em parceria com as 32 entidades que compõem o grupo. “São oito áreas de ação que estamos trabalhando”, afirmou.

Atualmente o Estado produz uma média de 280 milhões de litros de leite bovino por ano, terceira maior da região Norte. Segundo o supervisor da Seagro, o Tocantins tem potencial para expandir esta marca com qualidade produtiva. “Para se ter uma idéia, os nossos laticí­nios (indústrias que produzem derivados do leite) trabalham hoje com a metade de sua capacidade. Se conseguirmos trabalhar junto com as entidades parceiras e os produtores, temos condições de aumentar esta produção e quem ganha são os produtores e os consumidores que terão maior qualidade no produto”, explicou.

Para isso, novas medidas foram aprovadas pela Cí¢mara Técnica do setor para desenvolver a cadeia produtiva do leite no Estado e devem fortalecer produtores e agroindústrias tocantinenses. As ações planejadas pela Cí¢mara buscam principalmente a complementação produtiva através de incentivos aos produtores, bem como medidas para implementar a visão empresarial destes trabalhadores.

Plano de Ações para o setor nos próximos cinco anos contempla oito eixos estratégicos, sendo: Aumento da Produção, Melhoria da Qualidade do Leite, Educação Empresarial e Técnica, Assistíªncia Técnica e Extensão Rural, Melhoria da Qualidade de Vida do Produtor, Industrialização e Comercialização do Leite e Derivados, Gestão da Informação (Planejamento da Cadeia de Informações) e Logí­stica e Infraestrutura.

Para o pecuarista Adão Rocha Rego, representante da Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Palmas, a aprovação do Plano de Ações será fundamental para o desenvolvimento do setor no Tocantins. “Através da Cí¢mara do Leite, surgiram parcerias para melhorar a assistíªncia técnica e o melhoramento genético, questões que são fundamentais para nós produtores”, avaliou Rego.

Já o produtor de leite Itamar Rodrigues ressaltou que todos os incentivos do governo para a cadeia produtiva do setor são importantes, í  medida que fomentam a produção de leite e melhoram a qualidade de vida dos criadores de gado leiteiro. De acordo com ele, a produção de leite possui uma série de detalhes que podem ser fortalecidos com a implementação de polí­ticas públicas. “Se existem ações voltadas para a produção de leite, que façam o produtor melhorar de vida, é sempre muito importante”, frisou.
http://surgiu.com.br/noticia/109050/tocantins-e-o-terceiro-maior-produtor-de-leite-da-regiao-norte-com-potencial-de-melhorias-na-cadeia-produtiva.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas