Terremoto de Hokkaido pode causar escassez de leite e laticínios em todo o Japão

A província de Hokkaido é responsável pela produção de mais da metade do leite produzido no Japão e de cerca de 90% de toda a produção de laticínios.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
A província de Hokkaido é responsável pela produção de mais da metade do leite produzido no Japão e de cerca de 90% de toda a produção de laticínios.
Com o terremoto e consequente falta de luz em todo o território de Hokkaido, os produtores de leite, sem ter como entregar ou estocar a produção, estão tendo que jogar fora quase a totalidade da sua produção.
“Mal estamos conseguindo tirar o leite das vacas. Se não tiramos, as vacas ficam doentes com inflamação nas mamas. Mas não temos como estocar ou entregar a produção, pois não há eletricidade para as geladeiras, nossas nem das fábricas para onde entregamos”, disse um dos muitos produtores de Hokkaido, em desespêro.
As empresas de laticínios, Meiji, Morinaga e Yukijirushi suspenderam as operações em Hokkaido por falta de energia elétrica. A fábrica da Yukijirushi foi danificada pelo terremoto e não há previsão de retorno a normalidade.
Os navios cargueiros que transportam leite natural de Hokkaido a Ibaraki estão com as operações suspensas desde o dia 7 de setembro.
Se esta situação persistir por muito tempo, pode haver escassez de leite, manteiga e queijo nos supermercados de todo o Japão.
No dia 7 de setembro, 10 representantes do Sindicato dos produtores de leite foram a sede do governo de Hokkaido para pedir que as regiões onde se concentram a pecuária de leite, apesar de ser pouco povoada, não fique por último nos trabalhos de volta a normalidade da energia elétrica, caso contrário, pode impactar o fornecimento de laticínios em todo o Japão.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas