#Termina etapa de vacinação contra aftosa no Ceará

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa terminou no último sábado (30) no Ceará e os números são animadores. De acordo com o relatório de domingo (1), emitido pela Agíªncia de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), 73% do rebanho do Estado está vacinado contra a febre aftosa
«Os produtores atenderam ao chamado do Governo. Com certeza atingiremos a meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)», afirma Augusto Júnior, Presidente da Agíªncia.

A compra da vacina terminou, mas os produtores tíªm até o dia 15 de julho para declarar a vacinação, por isso os números finais só serão divulgados após esta data.

Com todos os requisitos do Mapa sendo cumpridos, desde a contratação de novos servidores através de concurso até a vacinação exigida, o Ceará deve sair da zona de risco médio e alcançar o status de livre com vacinação este ano.

Sorologia

O processo de sorologia do MAPA começou nesta segunda-feira (2). 18 equipes estão envolvidas no processo. Os animais selecionados para não receber a vacina contra a aftosa, terão o sangue coletado para realização do exame da febre aftosa.

O procedimento se estenderá até o fim do míªs. Duzentas e quarenta e uma propriedades foram sorteadas.

Durante 90 dias os animais não podem ser vendidos ou transferidos para outra propriedade. O controle será feito através de um brinco padronizado pela Adagri.

SDA – SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO AGRíRIO CE

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas