Técnicos da Seaf orientam pequenos produtores da região norte de MT

A equipe técnica da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf) participaram nesta semana da 13ª edição da Festa do Agricultor, nos municípios de Carlinda e Alta Floresta.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A equipe técnica da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf) participaram nesta semana da 13ª edição da Festa do Agricultor, nos municípios de Carlinda e Alta Floresta. O titular da Seaf, Suelme Fernandes, esteve presente e aproveitou para visitar agroindústrias e a produção de agricultores familiares e cooperativas da região.
A Festa homenageia o “Dia do Agricultor Familiar”, comemorado em 28 de julho, e contou com a presença dos prefeitos de Carlinda, Geraldo Ribeiro, e de Alta Floresta, Asiel Bezerra. O evento também contou com apresentações musicais e exposições de produtos dos agricultores.

O prefeito Geraldo Ribeiro afirmou que a vinda do secretário Suelme é importante para mostrar as potencialidades e entraves da agricultura familiar na região. “A festa do agricultor tem essa missão de unir os produtores e estamos buscando melhorias para a agricultura familiar de Carlinda. Visitamos unidades produtivas, falamos com os cooperados e teremos, com certeza, uma transformação neste setor, por meio de parcerias com os produtores”.

O produtor rural Nelson Muller afirmou que os produtores da região nunca haviam recebido a visita de técnicos do governo e que acha importante o envolvimento do Estado. “Recebemos orientações e a casa de polpa em que trabalhamos significa tudo para nós, que trabalhamos com a terra e nossa família depende dela. Queremos comercial com o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e temos muita produção nessa região”.

Para o secretário Suelme, as visitas foram positivas. Ele afirmou que o Governo estará presente na região. “Temos a intenção de ativar a agroindústria de processamento de leite que está parada desde 2012”, disse. Fernandes ainda falou sobre o potencial para a produção de castanha, óleo e derivados da Amazônia, além da bacia do leite.

O secretário da Seaf afirmou fortalecer as cooperativas e orientar pequenas adequações para conseguir o licenciamento sanitário para que o produtor possa vender por meio do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar. “Carlinda e Alta Floresta tem vocação em Agricultura Familiar”, completou Suelme.

http://www.cenariomt.com.br/noticia/462680/tecnicos-da-seaf-orientam-pequenos-produtores-da-regiao-norte-de-mt.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas