#Técnica de inseminação artificial é usada para aumentar produtividade

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Inseminação Artificial em Tempo Fixo é preferida por pecuaristas. Técnica permite que o gado tenha uma gestação planejada.

 

 

Para aumentar a produtividade do rebanho, produtores do sul do Tocantins estão utilizando a técnica Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), programa em que se insemina um grupo grande de bovinos em um só dia. Para os produtores a programação facilita o manejo.

 

 

Na fazenda São Manoel, localizada a 40 km de Gurupi, a reprodução dos animais é feita há sete anos com essa técnica. O gerente da propriedade Hélio César de Sousa Bequiman conta que o número de nascimento praticamente dobrou. Passou de 2.600 cabeças por ano para mais de 4.000. «A técnica facilita porque você se concentra em uma única época».

 

Antes de fazer a inseminação, o trabalhador deve usar luvas, higienizar o animal com detergente natural e para agilizar o cio, é colocado na fêmea um dispositivo intravaginal. Depois de oito dias aplica três tipos de hormônios no animal. Com mais dois dias, ela pode ser inseminada. Com 28 dias é feito o diagnóstico com ultrassom, caso não dê positivo pode tentar mais duas vezes com intervalo de 15 a 24 dias. Os bezerros nascem com 286 dias.

 

Com a gestação programada, os bezerros nascem na estação chuvosa, época em que os pastos estão com capim verde, o que não compromete a produção de leite para a amamentação.

 

http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2013/12/tecnica-de-inseminacao-artificial-e-usada-para-aumentar-produtividade.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas