Suspeito de participar de fraude do #leite se entrega e é preso no RS

Motorista de transportadora se apresentou ao MP em Erechim. Com isso, 17 investigados na sétima fase de operação estão presos.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Motorista de transportadora se apresentou ao MP em Erechim. Com isso, 17 investigados na sétima fase de operação estão presos.

Foi preso nesta quinta-feira (4) o 17º suspeito de participação na fraude do leite investigada na sétima etapa da Operação Leite Compensado. Segundo o Ministério Público (MP), o motorista de uma transportadora se apresentou espontaneamente ao MP em Erechim e foi levado para o presídio da cidade, onde estão os demais suspeitos.

Na quarta-feira (3), 16 pessoas foram presas durante mais uma operação do MP para combatar a adulteração do leite no Rio Grande do Sul. Foram cumpridos mandados de prisão, busca e apreensão nas cidades de Erechim, Jacutinga, Gaurama, Maximiliano de Almeida, Machadinho e Viadutos.

Além das prisões, um posto de resfriamento de leite em Jacutinga foi interditado durante a ação. Também suspeita de participação no esquema, uma cooperativa de Erechim continuará funcionando, mas em regime especial de fiscalização. Ainda foram apreendidos oito caminhões usados para o transporte do leite adulterado.

Leite era adulterado com água e sal
De acordo com o MP, a fraude consiste na adição de água no leite por parte de alguns produtores nas cidades de Viadutos, Machadinho e Maximiliano de Almeida. Tanto os produtores quanto os motoristas também adicionavam sal ao leite com água para ampliar o ponto de congelamento do alimento e mascarar a fraude econômica.

Laudos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) comprovam a fraude. Durante o cumprimento dos mandados de busca, ainda foram encontradas agendas e planilhas com dados que, segundo o MP, também reforçam a adulteração.

Conforme as investigações, a regra era a adição de água na proporção de 10% do volume. No entanto, alguns produtores chegaram a adicionar 200 litros de água a 500 litros de leite (produção média diária das propriedades), uma adulteração de até 40%. O valor resultante da fraude era dividido mensalmente entre produtores, motoristas e empresários.

O leite adulterado teria sido encaminhado para indústrias que abasteciam grandes marcas, mas nenhum lote do produto precisou ser recolhido do mercado, pois não há riscos à saúde dos consumidores, conforme o MP. O promotor Mauro Rockenbach destacou que, apesar disso, a adição de água e sal ao leite consiste em fraude econômica.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/campo-e-lavoura/noticia/2014/12/suspeito-de-participar-de-fraude-do-leite-se-entrega-e-e-preso-no-rs.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas