SP: secretaria discutirá sanidade e sustentabilidade na produção de leite da agricultura familiar

Mastite bovina e prevenção e controle da mortalidade de bezerros serão temas de palestra gratuita realizada em Votuporanga, no Centro de Seringueira, no dia 18 de maio, das 8h30 às 12h.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Mastite bovina e prevenção e controle da mortalidade de bezerros serão temas de palestra gratuita realizada em Votuporanga, no Centro de Seringueira, no dia 18 de maio, das 8h30 às 12h. O evento é promovido pelo Instituto Biológico (IB) e pelo Instituto Agronômico (IAC), ambos da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Com 80 vagas disponíveis, a palestra será conduzida pelas médicas veterinárias Alessandra Nassar e Liria Okuda. O evento faz parte do Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf), que tem como objetivo principal promover a sanidade e a sustentabilidade na agricultura familiar e de pequeno porte. Os temas desenvolvidos são escolhidos atendendo a demanda de cada região apontada pelos produtores.
Coordenadora do Prosaf, a pesquisadora Harumi Hojo destacou a importância do Programa. “Beneficiar o agricultor familiar é o principal foco do ciclo de palestras, defendê-lo dos principais problemas fitossanitários, como as pragas e doenças nas áreas animal e vegetal”, apontou.
Para o secretário Arnaldo Jardim, o Prosaf cumpre um importante papel de levar o conhecimento cientifico para ser aplicado na prática no campo. “Transferir os resultados de nossas tecnologias para o homem do campo, principalmente o pequeno e o familiar, é uma das principais recomendações do governador Geraldo Alckmin para nós da Secretaria”, destacou.
O Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf) orientou 468 produtores rurais durante o ano de 2016. Foram ministrados 10 cursos sobre temas relacionados a manejo de pragas, greening, cancro cítrico e outras doenças. Os treinamentos foram realizados em 10 cidades paulistas, de março a novembro. Desde 2009, mais de 1.500 pessoas foram treinadas pelo Prosaf em diversos municípios.
Inscrições e mais informações pelos telefones (17) 3422-2423 e (17) 3421-8148 e também pelos e-mails daiane@iac.sp.gov.br e giane@biologico.sp.gov.br.
Programação
8h45: Inscrições
9h15: Abertura
9h45: Mastite bovina – Prevenção e controle – Alessandra Nassar (IB)
10h45: Mortalidade de bezerros – Prevenção e controle – Liria Okuda (IB)
11h15: Discussão e encerramento
12h: Almoço
Seminário sobre Mastite e Mortalidade de bezerros –Prosaf
18 de maio, das 8h30 às 12h
Centro de Seringueira – Instituto Agronômico (IAC): Rodovia Péricles Belini, km 121 + 6km terra – Votuporanga
Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento de SP.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas