Sistemas de criação para gado de leite

Gado de leite/MG - Sistemas de criação para bovinocultura de leite foi tema do seminário realizado em Pedra Azul, município do Vale do Jequitinhonha. O evento foi promovido pelo Senar Minas em parceria
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Gado de leite/MG – Sistemas de criação para bovinocultura de leite foi tema do seminário realizado em Pedra Azul, município do Vale do Jequitinhonha. O evento foi promovido pelo Senar Minas em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais de Medina e de Pedra Azul.
O seminário reuniu 37 pessoas e foi ministrado pelo médico veterinário, Hélio Costa Oliveira que abordou três sistemas, o Free-stall, Compost Barn e Criação em Pasto.
O sistema “Free-stall” se baseia no princípio de confinamento. A vaca fica confinada em um galpão coberto, com alimentação variada e em alta quantidade, com ventiladores ou até sistema de aspersão e uma cama de areia onde, basicamente, se levanta exclusivamente para se alimentar. “O que leva alguns produtores a escolher o free-stall é a busca pela produtividade, pois neste sistema é possível ter mais leite em menor espaço” ressaltou Wander Magalhães, gerente da regional do Senar de Araçuaí, que participou do seminário.
O modelo “Compost Barn” consiste no funcionamento da compostagem. Em uma grande área coberta, as vacas leiteiras descansam em uma cama de serragem com aparas de madeira e esterco compostado. Alguns produtores que utilizam o sistema relatam inúmeras melhorias como, maior conforto para as vacas, redução de problemas de perna e casco, diminuição da contagem de células somáticas (CCS), aumento da detecção de cio, aumento na produção de leite, menor odor e incidência de moscas entre outras.
Terceiro e último sistema apresentado no seminário, foi a Criação em Pasto. A tecnologia e o investimento são baixos quando comparado aos sistemas anteriores. Bastante comum na região, o sistema prevê a criação do gado no pasto e complementação da alimentação no coxo, com insumos adquiridos no mercado ou produzidos pelo próprio produtor em sua propriedade.
Como alternativa para os períodos de maior escassez hídrica na região, que reduz intensamente a produção de leite, o instrutor Hélio Costa trouxe para o seminário a palma forrageira, que pode ser implantada tanto para pastejo quanto para sistemas confinados.
http://www.terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=11919

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas