SC precisa exportar leite para dar conta do crescimento da produção

SC exportacao leite - Os produtores de leite tanto de Santa Catarina quanto do Brasil vivem um momento de crise, com queda de preço, o que tem gerado protestos tanto no estado, quando em outras regiões.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os produtores de leite tanto de Santa Catarina quanto do Brasil vivem um momento de crise, com queda de preço, o que tem gerado protestos tanto no estado, quando em outras regiões. De acordo com o secretário adjunto da Agricultura de Santa Catarina, Airton Spies, no momento a crise é provocada por uma redução de 5% no consumo nacional, no primeiro trimestre, aliado a um aumento de produção de 6% no país, no primeiro semestre, que chegou a 10% na região Sul.
Também houve um acréscimo das importações no ano passado, chegando a 7,5% do consumo nacional, mais que o dobro da média histórica, que fica entre 2 a 3% da produção. Além disso alguns mercados importadores, como a Venezuela, reduziram as compras de 46 mil toneladas para 2,9 mil toneladas no primeiro semestre. Com tudo isso sobrou leite.
Spies disse que a importação de leite já diminuiu em virtude da queda dos preços e o consumo deve ter uma pequena reação, embora no verão deve cair novamente pois é um período de menor consumo. Ele aponta que uma das medidas necessárias a curto prazo é o Governo Federal comprar leite e distribuir para programas sociais.
Mas a solução a médio e longo prazo é exportar. Para isso o Brasil precisa melhorar a qualidade, reduzir custos e melhorar a logística. Spies disse que o Sul é a região mais próxima para atender esses pré-requisitos. E citou que no frango, por exemplo, não é preciso restringir importações pois nosso produto é competitivo no mundo inteiro
http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/de-ponto-a-ponto/noticia/2017/10/sc-precisa-exportar-leite-para-dar-conta-do-crescimento-da-producao-9953391.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas