RS, SC e PR formam aliança para aumentar produção de #leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Atualmente os três Estados produzem juntos 10,8 bilhões de litros de leite por ano

Representantes dos governos do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná formalizaram na tarde desta terça-feira (2/9) na Expointer a criação da Aliança Láctea Sul Brasileira, que pretende oferecer capacitação e assistência aos cerca de 300 mil integrantes da cadeia leiteira regional. Atualmente os três Estados produzem 10,8 bilhões de litros de leite por ano, ou 33% do volume produzido pelo setor no Brasil e coloca a região na segunda posição do ranking brasileiro.

De acordo com estimativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o desempenho crescente dos três Estados deve fazer com que, em 2015, a participação do Sul chegue a 35%, garantindo a liderança na produção nacional. Os governos estaduais pretendem fazer da aliança um fórum público-privado permanente, que no primeiro ano de existência terá a coordenação do Paraná.

De acordo com o secretário paranaense de Agricultura, Norberto Ortiaga, o trabalho passa pela profissionalização da cadeia leiteira, melhoria as condições de produção, oferta de crédito e aumento do preço pago ao produtor, entre outras ações. «Queremos dobrar a capacidade produtiva em cinco anos», disse.

Com a criação da aliança, a expectativa é de quem em 10 anos a produção de leite de RS, SC e PR alcance 19,5 bilhões de litros por ano, 77% a mais do que é produzido hoje. A aliança deve englobar ações para assegurar a sanidade dos rebanhos, principalmente voltadas para o controle de febre aftosa, brucelose e tuberculose. Atualmente, Santa Catarina é o único Estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação, status reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Fraudes

Durante o ato nesta terça-feira em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre, o secretário da Agricultura do RS, Claudio Fioreze, lembrou as dificuldades enfrentadas pela cadeia leiteira gaúcha – que tem sido alvo de investigações de fraude desde o ano passado – e defendeu a qualidade do leite da região. Recentemente, um caso de adulteração também foi descoberto em Santa Catarina. «Nós temos certeza de que o leite do Sul do Brasil é de excelente qualidade. É um leite trabalhado desde a pesquisa, assistência técnica e defesa. É um dos mais inspecionados e, portanto, o de melhor qualidade do Brasil.»

O secretário da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Airton Spies, afirmou que a formação da aliança contribuirá para acabar com as irregularidades no setor. «Quem não fizer o dever de casa não terá vez. As fraudes não podem conviver com o leite profissionalizado», disse.

http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Criacao/Leite/noticia/2014/09/rs-sc-e-pr-formam-alianca-para-aumentar-producao-de-leite.html

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas