#RS: Emater inicia curso de processamento artesanal de laticínios

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (Cetam) está oferecendo, a partir desta semana, o curso de laticínio artesanal. As aulas iniciam sempre nas segundas-feiras, às 13h30min, e se estendem até a sexta-feira, ao meio dia. A carga horária é de 32 horas e o objetivo da atividade é possibilitar aos agricultores agregação de valor ao leite disponível na propriedade e aos seus subprodutos, assim como a instrumentalização sobre as exigências para a formalização de uma agroindústria familiar.

 

Nesta semana o curso é dirigido a instrutores e extensionistas da Emater/RS-Ascar, a partir de 2 a 6 de dezembro ele será oferecido aos interessados. A inscrição deve ser feita pelo telefone 3632-1261 com Rose ou pelo e-mail ctmnegro@emater.tche.br.

 

Os participantes do curso receberão informações sobre sanidade animal e higiene na ordenha, microbiologia, problemas no processamento e defeitos nos queijos, rendimento e custos, além de legislação e mercado. «Estes conteúdos são repassados através de aulas teóricas, mas, durante a semana, todos irão confeccionar queijo tipo colonial, prato, minas frescal e parmesão, assim como iogurte, bebida láctea, achocolatado, doce de leite e ricota», explica a coordenadora do curso e nutricionista da Emater/RS-Ascar, Zilah dos Santos Ribeiro.

 

Zilah salienta que também será realizada visitação à ordenha para ver como são executados os testes de qualidade do leite. «É importante estar atento para todas as etapas do processo, desde a sanidade da vaca, a qualidade da matéria prima até as boas práticas de processamento», completa.

 

Um ponto importante do curso é que os participantes irão aprender a utilizar o leite em sua totalidade, aproveitando o soro, que muitas vezes é desprezado, para fazer produtos deliciosos como achocolatado, bebida láctea e ricota.

 

Fonte: Emater/RS

 

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas