#Rondí´nia tem 70% de pastos degradados, aponta Embrapa

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

Porto Velho – Rondí´nia: O Estado de Rondí´nia tem rebanho de 12 milhões de cabeças de gado, divididos em 6 milhões de hectares de pastagens. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), 70% desse território estão em estado de degradação. Conforme o pesquisador da Embrapa, Vicente Godinho, a implantação de pastagens é realizada há mais de 40 anos no Estado e nada foi feito para recuperar essa área.
Para tentar reverter esse cenário, a Embrapa, em parceria com o Instituto Federal de Rondí´nia (Ifro) discutiu com mais de 220 produtores, técnicos e estudantes como obter pastagem com qualidade. O debate ocorreu na cidade de Ariquemes, no interior de Rondí´nia. A intenção é unir lavoura e pecuária.
O produtor Isac Nunes possui uma pequena propriedade em Cujubim, interior do Estado, onde trabalha com a pecuária de leite. Preocupado com as condições de sua pastagem e buscando formas para aumentar a produtividade de seu rebanho, ele acredita ter encontrado uma alternativa. “A integração da lavoura com a pecuária está me parecendo uma boa saí­da. Estou vendo bons resultados e quero levar essa tecnologia para minha propriedade e, não só pra mim, mas para os meus vizinhos também”, comentou Isac, que vai apostar no milho para a integração com a pastagem.
Já para o produtor Alvorindo da Silva, de Ariquemes, o que mais chamou atenção dele é o consórcio de sorgo com mombaça. “Eu trabalho com gado de leite e já utilizo algumas tecnologias como a inseminação e também a suplementação com cana e ureia. Agora preciso recuperar minha pastagem para aguentar o perí­odo da seca e aumentar minha produtividade sem abrir novas áreas.”, afirmou Alvorindo.
Lavoura-pecuária
Com a integração lavoura-pecuária, é possí­vel fazer o uso intensivo e mais sustentável do solo por um perí­odo maior ao longo do ano. O mais comum é usar a terra durante cinco meses do ano com lavoura consorciada com capim. Durante os sete meses restantes, usa-se o capim em pastejo. Um dos principais benefí­cios deste sistema são os nutrientes residuais deixados pelas lavouras para as pastagens, que passam a produzir forragem em maior quantidade e de melhor qualidade. “Com a implantação da lavoura com a pecuária o produtor aumenta a produtividade das suas terras, produz mais grãos, silagem, carne, leite e aumenta sua renda, isso sem abrir novas áreas, otimizando o uso da terra com a utilização de mais tecnologia”, ressaltou a zootecnista da Embrapa, Elisa Osmari.
Autor: Redação – jornalismo@portalamazonia.com

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas