#RN será oficialmente área ‘livreÂ’ de aftosa até julho

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 
O ministro da Agricultura e Abastecimento, Antí´nio Andrade, confirmou ontem que o Rio Grande do Norte está livre da febre aftosa com vacinação. A mudança de status, no entanto, só será oficializada entre junho e julho, contrariando a expectativa dos pecuaristas potiguares, como já havia antecipado a TRIBUNA DO NORTE, ontem.

O decreto que oficializará a reclassificação de sete estados nordestinos de uma única vez – incluindo o RN – segundo o ministro, será assinado no Rio Grande do Norte, na presença da presidenta da República Dilma Rousseff. “Está tudo certo com o RN. Estamos esperando apenas a conclusão da sorologia de um único estado para assinar o decreto”, afirmou o ministro.
As declarações foram dadas durante o 4º Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), que reúne especialistas e produtores de vários estados no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, até o próximo sábado (8).

A presença do ministro no evento, para o presidente da Cí¢mara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, foi um claro sinal de apoio do Ministério ao Rio Grande do Norte. “O setor de leite e derivados vem sofrendo muito. A produção de leite no estado caiu de 600 mil para 250 mil litros diários”, ressaltou o presidente da Cí¢mara.

Incentivos

O ministro confirmou a importí¢ncia do segmento para a economia do paí­s e anunciou novas medidas que beneficiarão os produtores, como o lançamento de mais um programa de refinanciamento das dí­vidas rurais para todo o semiárido.

O projeto, que determina a suspensão imediata da execução de dí­vidas por parte de bancos públicos ou privados, a ampliação do percentual de abatimento das dí­vidas, e do valor originário da dí­vida, será incluí­do numa medida provisória que trata de ações emergenciais contra a seca e votado na próxima terça-feira pela Cí¢mara.

O pleito foi apresentado ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, e í  presidenta Dilma Rousseff, pelo deputado federal Henrique Alves na última semana. “Os bancos estão executando as dí­vidas e os produtores ficando sem as suas terras”, justificou o presidente da Cí¢mara, que assumirá a presidíªncia da República no próximo sábado interinamente.

Henrique Alves, que foi homenageado pelos criadores e recebeu ontem o tí­tulo de sócio benemérito da Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc), também solicitou a visita do presidente nacional do Banco do Nordeste (BNB) ao Rio Grande do Norte para discutir soluções junto ao setor.

Em entrevista recente í  TRIBUNA DO NORTE, o superintendente local do banco, Francisco Cavalcante, já havia afirmado que a renegociação da dí­vida rural, que impede os produtores de realizarem novas operações de crédito e recuperarem o rebanho e a produção, seria uma prioridade da instituição. A governadora Rosalba Ciarlini se mostrou entusiasmada com a medida e falou do esforço realizado pelo governo para tornar o RN uma área livre de febre aftosa com vacinação.
http://tribunadonorte.com.br/noticia/rn-sera-oficialmente-area-livre-de-aftosa-ate-julho/252309

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas