#Retorno das chuvas beneficia culturas da soja, milho e feijão no RS

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Com 97% das lavouras na fase de floração e formação dos grãos – etapa crí­tica, se afetada pela deficiíªncia hí­drica – a cultura da soja no Rio Grande do Sul foi beneficiada pela chuva nos últimos dias. A manutenção de um bom percentual de umidade no solo durante esse perí­odo tranquiliza os produtores, dando indí­cios de bons rendimentos. Conforme o Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar, a confirmação desse cenário se dará dentro de poucos dias, uma vez que as primeiras lavouras começam a entrar em maturação e deverão ser colhidas brevemente.

Feijão

A safra de feijão, de acordo com o boletim da entidade desta semana, também está sendo impulsionada atualmente pela boa condição climática. Os produtores estão perto de finalizar a colheita da primeira safra do RS, restando apenas 7% da área, que se localiza, basicamente, na Serra – última região a semear a leguminosa, e onde chega a conviver com parte do ciclo da safrinha, cuja semeadura já atinge cerca de 40% da área estimada do Estado.

Arroz

A safra 2013 de arroz evolui de forma satisfatória com as lavouras, intensificando o processo de maturação, alcançando, nesta semana, 13% do total. Nesse sentido, 4% delas já foram colhidas com rendimentos dentro do previsto. Esse percentual poderia ser maior, não fosse o tempo úmido e com chuvas ocorridas nos últimos dias, que limitou os trabalhos de campo. As lavouras que se encontram nas demais fases de evolução apresentam, também, bom desenvolvimento, não sendo visí­veis maiores empecilhos para obtenção de uma boa produção.

Na sexta-feira, 22, ocorreu, no Municí­pio de Restinga Seca, o ao ato de abertura da 23ª Colheita do Arroz.

Milho

O retorno das chuvas em todas as regiões produtoras beneficiou o milho, principalmente as lavouras que ainda se encontram em floração e em fase de formação de grãos. Apesar de alguns problemas pontuais relacionados com deficiíªncias hí­dricas localizadas em algumas regiões produtoras, os rendimentos obtidos nos 38% já colhidos seguem situando-se, em média, acima das expectativas iniciais, assim como o potencial apresentado pelos 29% que já se encontram em maturação.

Frutos

A colheita da maçã atinge 70% da produção, principalmente da variedade Gala. As plantas estão com bom número de frutas, bem coloridas e bastante doces. Face í s condições climáticas durante o ciclo vegetativo da cultura, o calibre das maçãs apresenta-se abaixo da média esperada. De forma prematura, com frutos ainda não demonstrando suas ideais caracterí­sticas para o consumo, inicia a colheita da Fuji. As cotações estão abaixo do esperado pelos maleicultores e do necessário para cobrir os custos de produção, além de propiciar uma margem de sobras. Os preços médios na propriedade para a Gala está em R$ 0,75 o quilograma.

A safra de abacaxi do litoral norte do RS enfrentou fortes problemas climáticos, que interferiram quanto ao volume de colheita e í  qualidade dos frutos. As intensas geadas ocorridas no iní­cio de junho e o calor excessivo no final do ano reduziram em 20% a expectativa de produção inicial. Terra de Areia, municí­pio que cultiva 220 hectares, colheu menos de 1.500.000 dos 1.800.000 frutos esperados. O calor e a insolação depreciaram boa parte do volume colhido, penalizando ainda mais os abacaxicultores.

Pastagens

As condições climáticas favorecem o desenvolvimento das pastagens cultivadas anuais e perenes de verão, como Tifton e capim-italiano, que se recuperam bem após o curto perí­odo de estresse hí­drico e forte calor, assim como as últimas lavouras de milho e sorgo cultivadas para a elaboração de silagem. Essa grande oferta de forragem tranquiliza o setor leiteiro, pois o maior retorno econí´mico com a atividade é obtido quando a nutrição dos animais é realizada diretamente a pasto. As condições corporais dos animais são boas, apresentando boa produção de leite e os produtores permanecem realizando o manejo sanitário do rebanho, controlando parasitas, especialmente carrapatos e verminoses. Alguns criadores, em diversas regiões produtoras de leite do Estado, como em Ijuí­, ainda realizam as atividades de colheita do milho para produção de silagem, obtendo bom volume e qualidade satisfatória, conforme expectativa prevista.

http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=3&n=40169

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas