#Queijo Kochkí¤se, tí­pico do Vale, pode virar patrimí´nio cultural de SC

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Tí­pico da região do Vale, produto não é regulamentado para comércio.

Objetivo é transformar em patrimí´nio cultural e promover comercialização.
O queijo Kochkí¤se, tí­pico da região do Vale do Itajaí­ e da tradição alemã, pode se tornar patrimí´nico histórico, artí­stico e cultural de Santa Catarina. De nome alemão, o queijo branco cozido é feito de modo caseiro, sem pasteurização do leite, e por isso, não é regulamentado pelo Ministério da Agricultura para comercialização.
O queijo é produzido de forma artesanal e vendido em feiras. Além de tentar preservar a tradição, a expectativa é que os estudos contribuam para uma possí­vel regulamentação do kochkí¤se para comercialização. As pesquisas iniciaram em 2009 com a Epagri, e desde 2011, o projeto é realizado pela Universidade Regional de Blumenau, a Furb, e pelo Iphan, Instituto do Patrimí´nio Histórico e Artí­stico Nacional. Participam dez produtores das cidades de Blumenau, Indaial, Timbó, Pomerode e Benedito Novo. São eles que fornecem a matéria-prima para as pesquisas de microbiologia.
Tania Hackbarth Otto é uma das poucas produtoras da região que pasteuriza o leite para a fabricação do queijo branco que depois vai ser cozido e se transformar no kochkí¤se. Por isso ela tem inspeção municipal e autorização para vender o produto em Blumenau. A pesquisa em andamento está tentando provar que esta produção caseira é uma tradição dos descendentes de alemães que vivem na região e não é apropriada para consumo.
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/05/queijo-kochkase-tipico-do-vale-pode-virar-patrimonio-cultural-de-sc.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas