Pronaf viabiliza a produção de leite no Ceará

Iniciativa oferece diversas linhas de crédito para investimento e custeio com o objetivo de melhorar a produtividade, a quantidade e a qualidade da produção
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Iniciativa oferece diversas linhas de crédito para investimento e custeio com o objetivo de melhorar a produtividade, a quantidade e a qualidade da produção

Agricultor cearense garante que as adversidades climáticas não o desanimaram e conta que o lucro mensal com a venda do leite é de R$ 500 em média

Há dez anos, agricultor familiar de 34 anos Benjamin de Souza Melo acessa o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Morador do município de Quixeramobim (CE), ele conta que o crédito ajuda na compra de equipamentos para irrigação da propriedade e para o custeio de ração e de alimentos para o gado.

Mesmo com três anos de seca intensa no estado, Benjamin relata que, com as 20 cabeças de gado que possui em sua propriedade de 158 hectares, ele consegue produzir uma média de 150 litros de leite por dia.

“Essa é a média por dia. Vendemos direto para uma empresa em tanques que o governo do estado deu para os produtores”, conta o agricultor.

Ele e outros 15 produtores de leite do município participam de uma associação e receberam tanques do governo do Ceará para alocar a produção de leite e venderem para empresas e demais compradores.

O agricultor cearense garante que as adversidades climáticas não o desanimaram. Ele conta que o lucro mensal com a venda do leite gira em torno de R$ 500.

“Esse mês foi um pouco mais apertado por causa da seca, já são três anos assim. A água acabou, está um pouco complicado, mas dá para ir levando. A gente tinha uma reserva de água e estamos usando agora”, explica.

O estado do Ceará fechou o ano de 2014 com superávit no setor leiteiro. Apesar da estiagem, todas as bacias cearenses aumentaram a produção e os produtores do setor passam a fazer estoques de alimentos, enfrentando, assim, o período de seca.

Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Agrário cearense, os financiamentos por meio do Pronaf e do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste (FNE), viabilizaram a aquisição de gado de raça e a implantação de sistemas de irrigação, de pastejo rotacionado, além dos cultivos de milho, palma forrageira e capim.

O Pronaf oferece diversas linhas de crédito para investimento e custeio com o objetivo de melhorar a produtividade, a quantidade e a qualidade da produção.

“Os agricultores familiares têm à disposição também o Pronaf Mais Alimentos, que oferece taxas anuais de 2% de juros; linhas de custeio pecuário para investir no pasto; linhas de microcrédito para os agricultores menores”, enumera o secretário nacional de Agricultura Familiar (SAF/MDA), Valter Bianchini.

O MDA também estimula a comercialização de derivados de leite da agricultura familiar paras as compras governamentais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

“As políticas do MDA contribuem para os casos desses agricultores cearenses, fortalecendo o aumento da produtividade, da produção, da redução de custo e da qualidade, para que esses produtores possam ter mais qualidade e mais renda”, garante o secretário do MDA.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas