#Programa pró-genética para o rebanho bovino será implantado em MT

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Empresa Matogrossense de Pesquisa

 

 

Assistência e Extensão Rural (Empaer), Associação Brasileira de dos Criadores de Zebu (ABCZ), Acrimat e Famato se reuniram, esta semana, para discutir o Termo de Cooperação Técnica, que dará início ao programa. Ele deve ser assinado dentro de 30 dias em lançamento junto com o governo. O objetivo é melhorar a qualidade do rebanho bovino comercial de corte e leite contribuindo para criação de mecanismos que aumentem a produção e a renda do pequeno e médio produtor rural.

 

Segundo o representante da Famato, Arnaldo de Campos, o Termo de Cooperação Técnica tem por objetivo o comprometimento das entidades públicas juntamente com as privadas na implantação do Pró-Genética em Mato Grosso, o qual viabilizará a aquisição, pelos pequenos e médios produtores rurais do Estado, de reprodutores das raças zebuínas melhoradas geneticamente, de rebanhos Puro de Origem (PO), com Registro Genealógico Definitivo (RGD) e Exame Andrológico aptos à reprodução, com idades entre 20 e 42 meses, e material genético melhorado. «Assim estaremos promovendo a inserção definitiva destes produtores no mercado de forma competitiva e compensadora, fortalecendo as cadeias produtivas da carne e do leite no Estado», explica Campos.

 

De acordo com o representante da ABCZ, Lauro Fraga Almeida, a pecuária precisa ser mais eficaz para continuar se desenvolvendo e possibilitar rentabilidade ao produtor. «A Famato apoia este programa, pois acredita que o Pró-Genética poderá levar o melhoramento genético de maneira mais fácil e rápida principalmente aos pequenos e médios pecuaristas», afirma Almeida.

 

No termo consta que a Sedraf, Empaer e Indea irão coordenar o programa juntamente com as entidades responsáveis pela realização das feiras de touros, leilões e shopping. Além disso, farão levantamento da demanda de produtores interessados nos produtos que serão localizados e oferecidos pela ABCZ, podendo ser negociados in loco na presença de instituição bancária.

 

Já ao Sistema Famato caberá, além do apoio, promover a formação profissional rural dos pecuaristas, técnicos e trabalhadores através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A Acrimat irá participar e apoiar a realização de eventos que divulguem o Pró-Genética, visando facilitar e agilizar a compra de animais geneticamente superiores.

 

Governo abre crédito de R$ 380 milhões para subsidiar etanol

 

O governo federal abriu crédito extraordinário no valor de R$ 380 milhões para cobrir os encargos financeiros da União decorrentes do pagamento de subvenção econômica às unidades industriais produtoras de etanol combustível. O montante será direcionado somente as unidades da região Nordeste. O Ministério da Agricultura irá supervisionar o crédito, que é resultado de anulação parcial de dotação orçamentária, prevista em reserva de contingência.

 

De acordo com material divulgado pelo Mapa, as usinas do Centro-Sul do Brasil mantiveram a tendência de priorizar a produção de etanol na segunda quinzena de junho. A União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) informou que 58,10% da oferta de cana foram destinados à fabricação do biocombustível no período – na mesma quinzena da temporada passada, esse percentual foi de 52,21%.

 

As vendas de etanol pelas unidades produtoras da Região Centro-Sul do Brasil somaram 2,24 bilhões de litros em junho, alta de 33,46% ante o volume vendido no mesmo mês de 2012 (1,68 bilhão de litros), de acordo com a Unica.

 

A tendência observada as quinzenas subsequentes da atual safra aponta para direcionamento de todo o crescimento esperado de moagem para a produção de etanol. Mesmo com a retração na moagem, a produção de etanol alcançou 1,28 bilhão de litros na segunda quinzena de junho deste ano, aumento de 5,98% em relação ao volume apurado na mesma data de 2012.

 

Do total, 700,27 milhões de litros referem-se ao hidratado (queda de 2,19% na comparação anual) e 578,35 milhões de litros ao anidro (17,90%).

 

http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=4&cid=176079

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas