Programa Balde Cheio em busca de parceria para melhoria da produção de leite em Sergipe

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O chefe-adjunto da Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Sudeste, André Novo, apresentou na Embrapa Tabuleiros Costeiros o programa Balde Cheio com objetivo de articular parceiros para desenvolver ações em rede com foco no fortalecimento da produção leiteira de Sergipe.

Nesta segunda e terça-feira (29 e 30/10), André Novo mostrou a metodologia do programa Balde Cheio que visa à transferência de tecnologias para promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira aos profissionais de assistência técnica e extensão rural, pecuaristas produtores de leite e representantes da agroindústria de laticínios e de órgãos de desenvolvimento rural e regional.
Desenvolvido pela Embrapa, o Programa Balde Cheio existe há 20 anos e é aplicado em todas as regiões do Brasil, com tecnologias adaptadas regionalmente em propriedades que se transformam em salas de aula. Estas são monitoradas quanto aos impactos ambientais, econômicos e sociais no sistema de produção após a adoção das tecnologias.
“O programa é bem sucedido no aspecto técnico e gerencial. Isso fez com que os produtores alavanquem sua produção e melhore sua receita” disse Osanan Lula, consultor do Balde Cheio na Bahia, onde o projeto roda há dez anos com mais de cem técnicos treinados. “Nós capacitamos tanto o técnico quanto o produtor, as duas peças fundamentais no processo”, complementou.
“Temos quadro técnico que vai à campo para treinamento. Podemos oferecer a capacitação exigida pelo programa para que possa desenvolver sua atividade com melhor qualidade, disse Dênio Leite, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SE), possível parceiro do Balde Cheio.
“Toda técnica é benvinda. Procuro informações e novas tecnologias, disse Flodoaldo Simões Junior, pequeno produtor de leite em Riachão do Dantas (SE), que realiza treinamento no Senar junto com vinte produtores.
As pessoas interessadas, da região produtora de leite de Sergipe, devem entrar em contato com o SAC da Embrapa Tabuleiros Costeiros pelo telefone (79) 4009-1344.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas