#Produção de leite em Mato Grosso deve aumentar 30% em três meses

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Com o período da chuvas, o preço do produtor deve reduzir. Indústrias devem processar cerca de 2 milhões litros/dia.

 

A produção de leite em Mato Grosso poderá aumentar em cerca de 30% nos próximos três meses. O início do período chuvoso, que melhorou a qualidade das pastagens, já refletiu na capacidade de produção no campo e nas indústrias do estado.

 

De acordo com diretor executivo da Associação de Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite), Carlos Augusto Zanata, as indústrias do estado estão aumentando o processamento de 1,5 milhão de litros de leite para 2 milhões de litros/dia. Atualmente, o estado conta com uma produção de 780 milhões de litros de leite por ano.

 

Segundo ele, esse cenário deve ganhar ênfase a partir de dezembro. O produtor de Poconé, a 104 quilômetros de Cuiabá, Otacir Nunes, ressalta que além de contar com o pasto, complementa com ração, para garantir a qualidade e quantidade da produção.

 

Conforme ele, no período chuvoso a produção diária de leite passa de 120 para 200 litros de leite. «Com investiemnto em genética pretendo ampliar esse volume», diz o pecuarista destacando que o acesso a tecnlogia pode permitir elevar de 5 litros por animal/dia para 10 litros animal/dia.

 

Com o período das águas, a estimativa é de redução no preço pago ao produtor e consequentemente cobrado do consumidor final. Durante a seca, o preço médio saltou de R$ 0,738/l para R$ 0,853/l, aumento de 15,58%, conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

 

 

O aquecimento do setor também impactou positivamente nas adesões ao programa Produção de Leite de Qualidade – Leite Legal, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com Sindicatos dos Produtores Rurais, Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional) e laticínios.

 

De acordo com o presidente da Aproleite, Alessandro Casado, foi observado uma melhora significativa na qualidade do produto das propriedades que foram atendidas pelo programa.»Para 2014 já temos demandas de laticínios de vários municípios, como em Campinápolis e Porto Alegre do Norte».

 

Programa – O Leite Legal tem o objetivo de capacitar produtores rurais dentro dos novos parâmetros para Contagem de Células Somáticas (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT), estabelecidos pela Instrução Normativa nº 62/2011.

 

Segundo o analista do Senar-MT e gestor do programa, Wlademiro Silvano Pereira Neto, em 2013 foram atendidas 110 propriedades com a capacitação dee capacitamos 138 pessoas de São José de Quatro Marcos em apenas dois meses.

 

Cada turma será formada por até 15 propriedades, cada uma podendo ser representada por até dois participantes. As atividades têm duração de 15 dias, sendo 16 horas de aulas teóricas e mais quatro horas de vistoria técnica individualiza em cada uma das fazendas participantes. «O principal foco da vistoria e o manejo do gado e a ordenha», revelou Pereira Neto.

 

http://g1.globo.com/mato-grosso/agrodebate/noticia/2013/11/producao-de-leite-em-mato-grosso-deve-aumentar-30-em-tres-meses.html

 

 

 

 

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas