Produção de leite cresce 4% em 2 anos e valor bruto é estimado em R$ 151 mi

Nos últimos dois anos, a produção de leite em Mato Grosso do Sul aumentou 4,2% e a previsão do VBP (Valor Bruto da Produção) do produto para 2015 é de R$ 151,7 milhões.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Segundo a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS), o Estado é responsável por apenas 0,8% da produção nacional de leite, mas o investimento em qualidade pode potencializar a comercialização e, consequentemente, os ganhos com a atividade.

Veja Mais
› Preço do milho cai e valor da produção deve crescer apenas 1,71% em MS
› Congresso que vai debater futuro da indústrias de florestas começa hoje

A produção de leite com qualidade estimula a exportação, pois atende as exigências do mercado mundial, segundo o técnico em agropecuária e instrutor do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Eurípedes Alves Junior. Ele vai ministrar, em Rio Brilhante, o curso “Como Produzir Leite com Qualidade”, na terça (14) e quarta-feira (15).

Qualidade – O técnico explica que é importante que o produtor atenda a Instrução Normativa nº 62 do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), de 2011, que regulamenta a produção, identidade, qualidade, coleta e transporte do leite tipo A, leite cru refrigerado e leite pasteurizado.

Cuidados básicos com a higiene do animal, do ordenhador e das instalações fazem parte da normativa. “Os vaqueiros devem desinfetar as tetas do animal, realizar testes de mastite e lavar as mãos antes da ordenha. O local de trabalho necessita estar sempre limpo, assim como, os equipamentos e utensílios utilizados”, detalha o técnico.

A conservação do leite ordenhado em baixas temperaturas também é essencial. A refrigeração deve ser feita em tanques próprios, por expansão direta ou de imersão do latão em água gelada e o transporte do alimento deve ser realizado por caminhões isotérmicos, conforme orienta o especialista.

Curso – A capacitação para produção de leite com qualidade, em Rio Brilhante, ocorre em duas etapas, teórica e prática, com duração de 16 horas. Os participantes receberão noções de higiene na ordenha manual e mecânica, controle de qualidade e manejo correto do leite e do animal, além de detalhes da normativa nº 62, de qualidade, do Mapa.

Entre os dias 13 a 19 de abril, o Senar oferece 75 cursos e capacita mais de mil produtores e trabalhadores rurais. Os interessados devem acessar o site www.senarms.com.br ou ligar para (67) 3320-9700. Os sindicatos rurais dos municípios onde os cursos serão realizados também oferecem informações.
http://www.campograndenews.com.br/rural/producao-de-leite-cresce-4-em-2-anos-e-valor-bruto-e-estimado-em-rs-151-mi

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas