Produção de bovinos da raça holandesa cresce em SC

Estado tem cerca 200 propriedades registradas produtoras desses animais. Programas de acasalamentos dirigidos têm melhorado a genética.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Estado tem cerca 200 propriedades registradas produtoras desses animais.
Programas de acasalamentos dirigidos têm melhorado a genética.

A produção de bovinos da raça Holandesa em Santa Catarina vem crescendo em Santa Catarina. Programas de acasalamentos dirigidos têm melhorado a genética do rebanho, aumentando a produção e a produtividade dos animais.

Além disso, criadores também têm adotado, nos últimos anos, melhorias na alimentação dos rebanhos. Também há cada vez mais pesquisas orientadas para o equilíbrio e lucratividade.

De acordo com o superintendente técnico da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB), Vamiré Luiz Sens, existem aproximadamente 200 propriedades registradas com produção de animais da raça Holandesa no estado.

A produção da Holandesa está concentrada na região Oeste de Santa Catarina. Os animais da raça podem produzir até 10 mil kg de leite em 305 dias.

Só em Santa Catarina são mais de 70 mil propriedades que produzem leite. Em 60 a 70% destas, a bovinocultura leiteira passou de atividade secundária para principal nos últimos anos.

Competição
No último fim de semana, a Expomerco, evento paralelo à Expoeste 2015, em Chapecó, no Oeste, promoveu uma competição de animais da raça Holandesa. Entre os animais jovens, foram avaliadas as categorias: bezerra mirim; bezerra menor; bezerra júnior; bezerra intermediária; bezerra sênior; novilha menor; novilha júnior e novilha intermediária.

O jurado oficial da Associação de Criadores de Gado Holandês do Uruguai, Martin Artucio, avaliou os animais na busca de características voltadas a promover maior funcionalidade, longevidade e saúde futura. “Em geral, todos os animais apresentaram muita qualidade”, complementou.

Campeãs jovens
A campeã fêmea jovem foi “599 Dodge”, de 14 meses, da Granja Luski, de Chapecó, de propriedade de Luciano e Fernando Sarvasinski.

“Isso também nos traz mais responsabilidade, pois é uma atividade diária de cuidado com os animais, e essa e a primeira exposição em que a novilha participa e já é premiada. Futuramente vamos explorá-la com transferência de embriões para expandir a genética”, antecipou.

A reservada campeã foi a “Ypoti Sid Ivi”, de 12 meses, da Cabanha Ypoti, de Chapecó, de propriedade de Adriano Rigon e Cristina Aiolfi.

Adriano Rigon e Cristina Aiolfi também foram premiados como: “Melhor criador”, “Melhor expositor” e “Melhor afixo” (Cabanha/Granja).

Campeãs em lactação
Na competição dos animais em lactação foram 17 categorias: bezerra mirim; bezerra menor; bezerra júnior; bezerra intermediária; bezerra sênior; novilha menor; novilha júnior; novilha sênior; um ano de parida; dois anos júnior; dois anos sênior; três anos júnior; três anos sênior; quatro anos; três anos; adulta e vitalícia.

A campeã na categoria «jovem em lactação» foi a “Ypoti Reginald Desiré 400”, de dois anos, que produz 50 litros/leite/dia, da Cabanha Ypoti, de Chapecó, de propriedade de Adriano Rigon e Cristina Aiolfi.

A «reservada campeã jovem» em lactação foi a “Golden Chipe 69”, da categoria de 2 anos Júnior, que produz 40 litros/leite/dia, da Granja Mezzalira, do município de Guarujá do Sul, de propriedade de Roni Mezzalira. O animal já venceu na categoria «vaca jovem» e «reservada vaca jovem» em outros campeonatos.
Já a campeã da raça Holandesa em lactação foi “Ypoti Pretinha 100 Morrie”, de 7 anos, que produz 62 litros/leite/dia, da Cabanha Ypoti, de Chapecó, de propriedade de Adriano Rigon e Cristina Aiolfi.

A «reservada grande campeã da raça Holandesa em lactação» foi a “Coser Karina”, que produz 50 litros/leite por dia, da Granja Coser, de Xaxim, de propriedade de Darci Coser.

A Granja Coser conta com 28 hectares, tendo como principal atividade a bovinocultura leiteira e possui 110 animais das raças Holandesa e Jersey.
Supremas
A campeã na categoria «fêmea do futuro» foi a novilha Jersey “Anamara On Time da Diamantina”, de 17 meses, da Cabanha Diamantina, do município de Irani, de propriedade de Moacir Sopelsa e Victor Sopelsa.

Conforme os jurados, o animal foi escolhido por ter a melhor harmonia na união de suas partes, mais profundidade das costelas (que representa capacidade digestiva) e muita qualidade leiteira.
A campeã suprema foi a vaca Jersey “On time Julian 223 da Diamantina”, que produz 38 litros/leite/dia, da Cabanha Diamantina, do município de Irani, de propriedade de Moacir Sopelsa e Victor Sopelsa.

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/campo-e-negocios/noticia/2015/10/producao-de-bovinos-da-raca-holandesa-cresce-em-sc.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas