#Prefeitura quer aumento na produção de leite em Umuarama

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Umuarama – Corre por fora de toda a euforia sobre a programação festiva para comemorar os 58 anos de fundação de Umuarama um evento que, certamente, poderá ser um divisor de águas no processo de evolução econí´mica e social do municí­pio. Trata-se do lançamento, no dia 21, do Programa Pró-Leite Umuarama, uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, cujo objetivo maior é estabelecer um novo patamar de produção mí­nima de leite nas propriedades.
“Desde que assumimos a Prefeitura e retomamos o Programa de Inseminação Artificial, investindo nessa proposta, a produção de leite no municí­pio vem crescendo de forma substancial o que nos leva a afirmar, com a mais absoluta certeza, de que se trata de uma atividade de extrema importí¢ncia para o futuro do municí­pio”, constata o prefeito Moacir Silva ciente de que trilha o caminho certo para garantir, antes de tudo, melhor qualidade de vida para os produtores rurais.
O prefeito tem razão ao falar sobre a evolução da produção leiteira municipal. Umuarama produziu 22 milhões de litros de leite em 2010, e, dois anos depois, esse volume chegou aos 24 milhões, ou seja, um aumento de 4,5%, conforme dados do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento.
O Programa Pró-Leite, cujo lançamento coincidirá com a realização do IV Torneio Leiteiro de Umuarama – evento embrião dessa proposta -, é uma iniciativa municipal, o que não o afasta, em absoluto, de outros projetos que visam o desenvolvimento da pecuária leiteira regional. “Ao contrário, nosso objetivo é fazer com que a nossa proposta possa se somar a outras e contribuir para o avanço da produção de leite em Umuarama e em toda a região”, afirma o prefeito.
A proposta da Prefeitura, conforme o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Antonio Carlos Fávaro, é de atender, por meio do Pró-Leite, inicialmente, 200 produtores com áreas de até quatro módulos rurais onde a atividade principal seja a produção leiteira. Nesse grupo, o Pró-Leite vai se tornar parceiro dos produtores viabilizando a assistíªncia técnica através de agrí´nomos, veterinários e técnicos agrí­colas, além de apoio para preparo do solo e subsí­dios para insumos.

AVALIAí‡íƒO

Ao planejar o lançamento do Pró-Leite Umuarama, técnicos da Prefeitura fizeram detalhados levantamentos que constataram a existíªncia, no municí­pio, de cerca de quinhentas propriedades, com média de 40 hectares, que produzem leite. A média de produção observada é de 130 litros por dia, em cada propriedade, o que é considerada baixa. “Isso inviabiliza economicamente a propriedade, mas todas as caracterí­sticas indicam que é possí­vel evoluir”, observa Fávaro. Para ele, uma propriedade dessas, pode produzir, com a mesma quantidade de animais, mais de 300 litros por dia.
Para isso, ele explica, “é preciso estruturar as propriedades para alcançar novos parí¢metros de produtividade e rentabilidade, através da aplicação de tecnologia e capacitação profissional para melhorar o comportamento pessoal desde a produção até a comercialização”, assinala o secretário. Nesse ponto entra a atuação do Pró-Leite Umuarama.
Ao elaborar o Programa, a Secretaria se propí´s a buscar parcerias consistentes, notadamente na área técnica e apoio institucional, como Emater, UEM, Unipar, sindicatos rurais (patronal e de trabalhadores), SEAB, Banco do Brasil, cooperativas e entidades e empresas de assessoria.

NA OUTRA PONTA

Faz-se um grande esforço para aumentar a produção e daí­ aparece outra questão, igualmente fundamental, no alinhamento da rede produtiva: prá onde vai o produto. Em Umuarama, grande parte da produção destina-se ao consumo interno, com envasamento feito pela Apelu (Associação dos Produtores e Entregadores de Leite de Umuarama), ou venda para laticí­nios da região. O objetivo do Pró-Leite é mais ambicioso. A proposta é incentivar a produção de leite para que cresça a tal ponto de comportar a instalação de um grande laticí­nio na cidade. Nesse sentido, Moacir Silva tem se desdobrado. Tem buscado alternativas para viabilizar a instalação de uma indústria de aproveitamento da produção leiteira o que, por si, seria mais um incentivo para o aumento da produção. Junto com seus dois principais parceiros polí­ticos, os deputados Osmar Serraglio (federal) e Fernando Scanavaca (estadual), o prefeito tem sido um grande divulgador dos potenciais produtivos de Umuarama. Ele tem preferido não criar expectativa sobre os contatos que vem sido mantidos ultimamente com importantes empreendedores do setor de produção primária, para evitar especulações, mas garante que são excelentes as perspectivas quanto a investimentos que poderão aportar no municí­pio dentro em breve. A pecuária leiteira e a produção de mandioca poderão, em pouco tempo, aumentar a sua importí¢ncia econí´mica e social do municí­pio.
http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?NotID=42418&Not=Prefeitura%20quer%20aumento%20na%20produ%C3%A7%C3%A3o%20de%20leite%20em%20Umuarama

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas