#Preço do leite recebido pelo produtor sobe 1,35% em fevereiro

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

índice do Cepea aponta que volume recebido por laticí­nios e cooperativas de sete Estados recuou 2,67%.Menor captação reflete as dificuldades para o produtor manter os investimentos 
O preço do leite recebido pelo produtor em fevereiro (referente í  produção de janeiro) aumentou 1,35% em relação ao míªs anterior. A cotação média do litro este míªs é de R$ 0,8219 (preço lí­quido), segundo levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. Esse valor refere-se í  média ponderada pelos volumes captados nos estados de GO, MG, PR, RS, SC, SP e BA.

O preço bruto, ou seja, quando se consideram frete e impostos, subiu para R$ 0,8941 por litro. Este valor, se comparado ao do mesmo perí­odo do ano passado, está levemente superior (0,6%) em termos reais, levando em conta a inflação (IPCA) do perí­odo.

Segundo o Cepea, os reajustes foram motivados pela queda da produção em janeiro. Conforme o índice de Captação de Leite do Cepea (ICAP-Leite), o volume recebido por laticí­nios e cooperativas de sete Estados recuou 2,67% de dezembro para janeiro. Na Bahia, a queda alcançou 10,8%, ní­vel mais alto entre os estados da pesquisa. Em seguida, Minas Gerais teve captação 5,2% menor, acompanhado de Goiás (4,6%) e São Paulo (2,4%). Já no Sul, a captação avançou 0,76% devido, principalmente, ao aumento da produção do Paraná (6,1%), único estado da pesquisa que produziu mais em janeiro que em dezembro.

Os pesquisadores do Cepea explicam que a menor captação reflete as dificuldades para o produtor manter os investimentos na atividade. Insumos importantes, como concentrado e fertilizantes, ficaram levemente mais baratos no iní­cio deste ano. Em compensação, conforme esperado, o custo de produção aumentou com o reajuste do salário mí­nimo, que tem impacto direto nas despesas com mão de obra.

Além dos custos mais altos, outro problema apontado pela equipe Cepea é o forte calor, que reduziu o desempenho produtivo dos animais na maioria das regiões pesquisadas. No Nordeste, em especial, pesa também a escassez de forragem para o rebanho por causa da estiagem prolongada. Paralelamente, agentes consultados pelo Cepea relatam que o excesso de chuvas no Sudeste e em algumas regiões do Sul também prejudicou o transporte de leite da propriedade até a plataforma das indústrias.
http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI332190-18530,00-PRECO+DO+LEITE+RECEBIDO+PELO+PRODUTOR+SOBE+EM+FEVEREIRO.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas