Preço do leite cai quase 5,5% em novembro

O presidente do Conseleite, Pedrinho Signori, alertou que, no campo, os produtores estão sentindo queda maior das cotações
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A referência do preço do leite no Rio Grande do Sul em novembro ficou em R$ 1,092, sem o frete. Houve queda de 5,44% em relação ao valor consolidado do mês de outubro, de R$ 1,154. Os dados foram divulgados pelo Conseleite nesta terça-feira, dia 20.
Segundo o professor da Universidade de Passo Fundo (UPF) Eduardo Finamore, a redução reflete a baixa dos preços de diversos derivados, principalmente do leite condensado (-11,8%) e do leite UHT (-9,6%). A diminuição só não foi maior devido ao leite em pó, que teve redução de apenas 0,3%.
Apesar de estarem em queda, ressalta ele, os valores nominais obtidos em 2018 para os principais produtos do mix (leite UHT, leite em pó, requeijão, queijo prato e iogurte, por exemplo) são os maiores da série histórica da entidade, que compara valores desde 2006. “Considerando a correção da inflação, o preço de referência no acumulado de 2018 está 14,3% maior do que o praticado no mesmo período de 2017”, complementa.
De acordo com Finamore, apesar da tendência de queda, a questão essencial é qual será o ponto de inflexão da curva do leite uma vez que os próximos meses são, tradicionalmente, de queda de consumo em função do período de férias.
O presidente do Conseleite, Pedrinho Signori, alertou que, no campo, os produtores estão sentindo queda maior do que os números indicados pela entidade. “Essa instabilidade é terrível para o produtor e para a indústria. Como o produtor vai investir para motivar e deixar a juventude no campo desse jeito?”, questionou.
O presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat), Alexandre Guerra, argumenta que é preciso entender que o setor industrial está pressionado pelo varejo e que os preços estão todos em queda. “O setor precisa ganhar competitividade, mas a indústria não tem como absorver a redução sem reportar parte dela ao produtor. É a regra do mercado”, afirma.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas