#PP pede que governo federal suste a importação de leite e derivados

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Bancada do PP na Assembleia Legislativa encaminhou moção, hoje, pedindo que o Fórum Parlamentar Catarinense (que reúne em Brasí­lia os 16 deputados federais e os tríªs senadores) acelere suas articulações com o Ministério da Agricultura visando sustar imediatamente a importação de leite e derivados de outros paí­ses.A medida atende í s reclamações de produtores de todo o estado.

Na moção, o PP informa que a importação de lei e derivados de paí­ses do Mercosul, e até dos Estados Unidos, vem causando enormes prejuí­zos para a cadeia produtiva do setor em todo o Paí­s. Com essa medida, os produtores são obrigados a baratear seus produtos, reduzindo ainda mais a sua margem de lucro.

O lí­der do PP, deputado Valmir Comin, explica que os produtores nacionais de leite e derivados “não tíªm como competir com o similar importado, que vem obviamente com preços mais convidativos”. Reafirma o que diz o documento: a importação está penalizando também as agroindústrias catarinenses, lembrando que elas já tiveram enormes prejuí­zos em 2012, quando houve escassez de insumos (milho e farelo de soja ) para a avicultura e suinocultura.

A importação chega em má hora, de acordo com o lí­der, pois não há falta de leite e derivados – pelo contrário . Além do mais, de acordo com o IBGE, a produção de leite em Santa Catarina vem crescendo, e que somente entre 2000 e 2009 dobrou de volume, chegando a mais de 2 bilhões de litros, sendo que Santa Catarina é o estado onde mais cresce a produção leiteira no Brasil.

Fonte: Milknet

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas