#PB: Produtores de leite protestam contra atrasos no pagamento pelo Programa Leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Cerca de 300 produtores de leite da Paraí­ba se reuniram na sede da Superintendíªncia Federal da Agricultura na Paraí­ba (SFA/PB) em busca de soluções para os impasses em torno do Programa do Leite da Paraí­ba.

Entre outras solicitações, os manifestantes reivindicam o pagamento dos fornecedores do Programa pela venda do leite e protestam quanto ao atraso no pagamento, que já chega a 90 dias.

O presidente da FAEPA, Mário Borba, participa da manifestação pací­fica e afirma que as reivindicações são justas e visam evitar o fim do Programa que atualmente beneficia mais de 120 mil famí­lias carentes e envolve quase 5 mil produtores de leite. «90 dias de atraso no pagamento inviabiliza o funcionamento do Programa. Alguns laticí­nios já pararam e os produtores não tíªm mais recursos para alimentar o rebanho, o que afeta diretamente a produção. Tem laticí­nio vendendo para o Rio Grande do Norte na tentativa de ajudar os produtores daqui», afirmou o dirigente.

O mais importante programa já implantado no estado vem sofrendo com o desabastecimento nos últimos 3 anos. As reclamações dos produtores são a defasagem no valor do produto, atrasos no pagamento e o engessamento do programa, que permite o fornecimento de apenas 27 litros de leite por dia por produtor.

Ainda de acordo com o presidente da FAEPA, é preciso que haja uma sensibilização do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate í  Fome (MDS) em relação í s demandas dos produtores envolvidos no programa. «A definição de uma cota por fornecedor limita a capacidade produtiva e a renda do pequeno produtor, que consegue ganhar, ao final de 6 meses, apenas R$ 4.500. í‰ muito importante que o MDS libere os pagamentos atrasados e repense os limites de venda de leite por produtor».

Programa Leite da Paraí­ba

Criado em 2003, o Programa tem o objetivo de incentivar a produção e o consumo de leite, visando o fortalecimento de toda a cadeia produtiva e da agricultura familiar, assim como a geração de renda e garantia do preço do leite no estado.

O projeto que garantia a compra e distribuição diária de 120 mil litros de leite para pessoas de menor poder aquisitivo, chamou atenção de outros estados pelo grande volume de investimento em uma cadeia produtiva e pelo grande papel social no combate a fome no estado.

O encerramento do Programa Leite da Paraí­ba resultará em 120 mil famí­lias carentes sem receber leite, mais de 4 mil pequenos produtores sem renda e centenas de trabalhadores dos laticí­nios desempregados.

A matéria é da Assessoria de Comunicação Social FAEPA/SENAR-PB

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas