#Paraná é destaque no mercado da genética

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Um dos maiores produtores de leite do Brasil, com 2,4 bilhões de litros industrializados em 2011, o Paraná amplia suas apostas no mercado genético, que movimenta perto de R$ 25 milhões ao ano. Com cerca de 15% do comércio de síªmen do paí­s, o estado vem aumentando o uso de inseminação artificial em taxas acima de 30% ao ano, enquanto o ritmo do crescimento nacional é estimado em 20%, mostram dados do setor.

Lino Rodrigues Filho, presidente da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), destaca que a cadeia leiteira no estado é uma referíªncia nacional, sobretudo na região dos Campos Gerais. «Há locais no Paraná onde 100% das matrizes são inseminadas, porcentual registrado em paí­ses desenvolvidos.» Segundo ele, mais de 90% do material genético ainda são importados.

Altair Antonio Vanotto, superintendente da Asso¬¬¬ciação Paranaense de Cria¬¬¬dores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), explica que a maior parte do material genético importado é oriunda de paí­ses como Canadá, Estados Unidos e Holanda. Ele também cita o bom desempenho da produção paranaense, sobretudo na raça holandesa. «A genética das vacas é boa, fazendo com que se atinja uma produção média de 8,2 mil litros durante a lactação. No Brasil, a média é de aproximadamente 1,3 mil litros», relata.

A í¢mbito nacional, a venda total de doses de síªmen bovino dobrou nos últimos cinco anos e tende a chegar a 20 milhões em 2015, conforme a Asbia. Em 2011, foram comercializadas 4,8 milhões de doses para a cadeia do leite. Desse total, perto de 600 mil foram usadas no Paraná.
Fonte: Agenda

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas