Oferta recorde de milho contribui para estabilização dos custos da pecuária de leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Apesar de a valorização do dólar frente ao real ter influenciado positivamente o preço de alguns insumos agropecuários, os custos de produção da pecuária leiteira praticamente não se alteraram no acumulado de janeiro a agosto de 2013. E a elevação nos preços do leite melhorou a situação dos pecuaristas, que puderam, depois de um longo período de prejuízo, recuperar as margens da atividade.

 

 

 

Estudo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (USP), mostra que o Custo Operacional Efetivo (COE) e o Custo Operacional Total (COT) recuaram, respectivamente, 0,27% e 0,08% entre janeiro e agosto deste ano.

 

 

Enquanto o COE representa os desembolsos diretos do produtor – incluindo gastos com mão de obra, insumos, sementes, medicamentos, sais minerais, reparos de benfeitorias e conserto de máquinas, entre outros – o COT traz a soma dos desembolsos mensais, mais o pró-labore do produtor rural e as depreciações de benfeitorias, máquinas, forrageiras e com animais.

 

 

 

Preços do milho – A queda do preço do milho, um dos principais itens que compõem a ração concentrada da dieta das vacas leiteira, contribuiu para a manutenção dos custos. Técnicos da CNA/Cepea lembram que a oferta recorde, aliada aos problemas logísticos e de qualidade, reduziu a cotação do grão no mercado interno. Em contrapartida, o preço do farelo subiu em agosto, como resposta à valorização do dólar, ao período de entressafra e ao aumento do ritmo de esmagamento mundial.

 

 

 

O levantamento mostra que a renda dos produtores de leite tem crescido desde o início do ano na Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estados pesquisados pelo Cepea. O aumento da demanda interna por lácteos, associada a uma baixa oferta, elevaram os preços do leite, que subiram, entre agosto de 2012 e agosto de 2013, acima de 20% em todas as regiões.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas