No PR, projeto mostra vantagens na produção orgânica de #leite de búfala

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Produção de leite de búfala de forma orgânica é viável e lucrativa. Consumo de muçarela aumenta 30% ao ano e produção não acompanha.

 

Um projeto do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) mostra que a produção do leite de búfala de forma orgânica é viável e lucrativa.

O que o búfalo tem de grande, pode ter de lucrativo. Em uma fazenda, em Lapa, na região de Curitiba, o Iapar está desenvolvendo um projeto inédito no Paraná. Eles criam búfalas para a produção de leite orgânico.

Os animais têm tratamento especial, só comem o que é orgânico, seja pasto ou silagem, não pode ter nada de agrotóxicos ou qualquer produto químico. A regra também vale na hora do tratamento e remédios, só se for de homeopatia ou plantas medicinais, detalhes que garantem o selo de produção orgânica.

José Lino Martinez é o veterinário que cuida do projeto. A fazenda tem 66 animais e ele conta que, no começo, os criadores até ficam com receio, mas que este tipo de produção é bem mais fácil do que parece.

Cada búfala dá de sete a oito litros de leite por dia, desde que o bezerrinho esteja ao lado. Como a produção é orgânica, não se pode usar hormônios, por isso, tem que respeitar o período de produção de cada animal, que costuma ser de abril à dezembro. As vantagens são muitas! O leite de búfala tem mais proteína e mais gordura, ideal para produção de queijo.

Depois de cinco anos trabalhando apenas com a produção do leite orgânico e mandando para as indústrias, o Iapar se equipou para que o queijo possa ser produzido lá mesmo.

A Associação Brasileira de Criadores de Búfalos estima que o consumo de muçarela aumenta 30% todos os anos, e a produção não tem acompanhado esse ritmo. Além disso, esse tipo de queijo é mais caro. Para se ter uma ideia, um quilo de muçarela de búfala chega a custar o dobro da muçarela convencional, e por ser orgânico, essa diferença de preço pode ser até quatro vezes maior.

Qualquer produtor do estado que queira conhecer melhor o projeto, pode entrar em contato.

Serviço
Estação Experimental do Iapar
BR 476, km 201, sentido Lapa, São Mateus do Sul
Caixa Postal nº 131 – Cep: 83150-000
Fone/Fax: 55 (41) 3622-1457
Email: est_lapa@iapar.br
Site: www.iapar.br

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2014/07/no-pr-projeto-mostra-vantagens-na-producao-organica-de-leite-de-bufala.html

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas