#No final do míªs, o Porteira Adentro mostrará um grande e inovador projeto de produção de leite em Goiás

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Interior de Goiás, região de gado de corte extensivo. De repente, eucaliptos, e mais eucaliptos. No meio deles, camufladas, granjas de suí­nos e aves. Quarenta e oito delas. Um dos maiores e melhores integrados da BRF no complexo de Rio Verde.

Andando mais um pouco, bezerras. Muitas delas, da raça Jersey. Vocíª com certeza está em Aparecida do Rio Doce, mais precisamente na Fazenda Santa Thereza, tocada por Frederico Ferreira, administrador de empresas formado pela FEA/USP e que, junto ao irmão e ao pai, transformaram nos últimos 13 anos a Santa Thereza e seus 2000 hectares em uma ilha de prosperidade na região.

No leite, são novos. A primeira ordenha foi realizada em junho do ano passado. Hoje, já são cerca de 450 vacas em lactação. A equipe, jovem, não tinha experiíªncia no setor. Mesmo assim, dados o planejamento e a gestão, parece que a Santa Thereza já é veterana.

O projeto é, no mí­nimo, inovador e ousado. O plano prevíª, até 2019, oito piví´s centrais de 57 hectares, cada qual com sua ordenha central, onde pastejarão até 750 vacas por piví´, além de mais 3 ou 4 piví´s para outras categorias. Sim: em 2019, será um dos maiores projetos do paí­s.

Nossa equipe pode constatar que, na Santa Thereza, não há espaço para improviso. Os gestores buscaram assistíªncia técnica especializada e rodaram para ver exemplos de sistemas de produção. A produção organizada e quase que industrial da suinocultura e da avicultura foi transportada para o leite, com o intuito de produzir ao menor custo possí­vel, com pastejo irrigado sem adubação quí­mica, já que a fazenda tem a disposição esterco de suí­nos. Mais um exemplo de integração entre atividades.

http://www.milkpoint.com.br/sobre-o-site/novas-do-site/no-final-do-mes-o-porteira-adentro-mostrara-um-grande-e-inovador-projeto-de-producao-de-leite-em-goias-84246n.aspx

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas