#MT deve produzir 3 bilhões de litros de leite nos próximos cinco ano

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Captação leiteira teve incremento de 14% no estado em dezembro de 2012. Imea diz que estado tem pasto e clima propí­cio para o setor do leite.

Mato Grosso tem potencial de aumentar em 300% a produção de leite. Em cinco anos, o estado pode ampliar de 743 milhões para 3 bilhões de litros por ano. Nesta condição, estaria entre os cinco maiores produtores da bebida no paí­s. Atualmente ocupa a nona posição no ranking nacional.
Informações divulgadas nesta quarta-feira (6) pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, no primeiro Boletim Mensal do Leite, mostram que o setor já apresenta os primeiros sinais de crescimento.
A captação leiteira teve incremento de 14% no estado em dezembro de 2012, quando foi registrado um volume de 1,36 milhão de litros diários, em comparação com o míªs anterior, que foi de 1,19 milhão de litros/dia.

Para o analista de pecuária da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Carlos Augusto Zanatta, os produtores precisam de tecnificação para que a produtividade seja satisfatória.
Ele avalia que o estado tem todas as condições para se destacar na atividade. «Temos a abundí¢ncia de pasto e clima propí­cio para o desenvolvimento da pecuária leiteira», pontua o representante da Famato.
Regiões
O oeste é a região mato-grossense que mais produz leite no estado, somando 487 ,4 mil litros/dia, seguido pelo norte, com 292,8 mil litros/dia. O sudeste, que ocuparia a 3ª posição no ranking nacional, foi a única que apresentou queda na produção de leite nos últimos meses. Por outro lado, o nordeste de Mato Grosso vem se destacando com alto potencial produtivo.
http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2013/02/mt-deve-produzir-3-bilhoes-de-litros-de-leite-nos-proximos-cinco-anos.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas