#MG: teste de progíªnie da raça Girolando será lançado em Uberaba

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Será divulgado na próxima terça-feira (2) o Sumário de Touros da Raça Girolando. A divulgação se dará í s 17h, no Salão Nobre da ABCZ, no parque de exposições de Uberaba-MG.

Com este documento (publicado em inglíªs, espanhol e portuguíªs), o teste de progíªnie da raça completa 57 touros. Durante o evento, também ocorrerá o lançamento do sumário das vacas Top 1.000, contendo as melhores genéticas de fíªmeas Girolando.

Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Viní­cios Barbosa da Silva, o documento traz o resultado da primeira avaliação de vacas da raça, marcando o iní­cio de uma nova etapa no melhoramento genético do Girolando. «Os criadores vão ter em suas mãos informações sobre o potencial das fíªmeas de seus plantéis que integram o Programa, a partir de dados da avaliação genética, possibilitando identificar as vacas que poderão ser mães de futuros reprodutores».

Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (Pmgg) teve iní­cio em 1997. O objetivo é avaliar animais para a produção de leite e outras caracterí­sticas de importí¢ncia econí´mica. A cada ano, o Programa incorpora novos aspectos de avaliações, de resultados, de tecnologias e de informações para os criadores. O Pmgg completa 15 anos lançando outra novidade: a pré-seleção dos touros (são mais de 60 touros pré-selecionados), tornando mais rápido e eficiente os resultado do teste de progíªnie.

Raça nacional
A Raça Girolando foi homologada 1989 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Buscou-se com isto dotar o Brasil de uma genética bovina produtiva e adaptada í s condições tropicais, agregando o que há de melhor nas raças Gir e Holandíªs.

Nos últimos anos, além do teste de progíªnie, os criadores também passaram a receber informações acerca dos genótipos de marcadores moleculares, a avaliação do sistema linear Girolando (Sistema de Avaliação Linear Girolando – Salg) e a avaliação genética para idade ao primeiro parto. Esses novos aspectos impulsionaram, ainda mais, o interesse pela raça e a visibilidade do Pmgg.

As ações voltadas para o melhoramento da raça tornaram o Brasil uma referíªncia mundial em genética bovina para produção de leite em regiões de clima tropical. No final dos anos 80, uma vaca mestiça produzia cerca de quatro quilos de leite por dia. No inicio desta década, a produção de leite de vacas primí­peras era de 3.657 kg em 305 dias. Em 2010, este número subiu para 4.144 kg, provando que a produtividade mais do que triplicou em relação aos anos 80.

Para o chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela, esse salto se deve também ao melhoramento das raças Gir e Holandíªs, matrizes desse cruzamento, além da melhoria da alimentação, sanidade e aperfeiçoamento do manejo dos rebanhos. Mas ele é um dos maiores defensores do Programa e dos dividendos que o Pmgg pode trazer para o paí­s. «Hoje, exportamos genética bovina. O tamanho deste mercado é incalculável a julgar pelo interesse de alguns paí­ses. Exemplo disto é a China, o mercado consumidor que mais se expande no mundo».

No Brasil, o Girolando é a raça que mais cresce em venda de síªmen. Em 2010, chegou-se a marca de 291 mil doses vendidas, um aumento de 38% em relação ao ano anterior. As vacas da raça Girolando já são responsáveis por cerca de 80% do leite produzido no Brasil e este número tende a se expandir com a evolução das tecnologias adotadas nos programas de melhoramento genético.

Fonte: Embrapa Gado de Leite

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas