MG: cooperativas se unem para barrar importação de leite em pó

Importação de leite em pó - Lideranças do setor leiteiro de Minas Gerais anunciaram na última quinta-­feira, dia 23, a criação da Federação das Cooperativas de Leite do estado (Fecoagro Leite Minas).
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Importação de leite em pó – Lideranças do setor leiteiro de Minas Gerais anunciaram na última quinta-­feira, dia 23, a criação da Federação das Cooperativas de Leite do estado (Fecoagro Leite Minas). A entidade vai representar mais de 70 mil produtores de leite.
A primeira ação da entidade é tentar barrar as importações de leite em pó proveniente do Uruguai. O projeto para a elaboração de um órgão que represente as cooperativas de leite mineiras surgiu no ano passado. O objetivo é aumentar a força do setor nas negociações políticas e garantir maior estabilidade econômica aos produtores. No total, 22 cooperativas estão vinculadas à Fecoagro Leite Minas e são responsáveis por 7,5 mil empregos. Segundo o presidente da nova entidade, Vasco Praça Filho, a grande preocupação do setor é o leite em pó importado. “Tivemos vários diálogos com o ministro Blairo Maggi, e sentimos que não está apenas na mão dele essa resolução, mas ele está se sensibilizando (para o fato de) que essa importação é prejudicial. Vamos juntar esforços para que essa política seja revista, para não prejudicar aquele produtor que precisa de incentivo e não de concorrência desleal”, diz. Nos próximos meses, mais sete cooperativas mineiras devem se filiar à federação. O setor vai cobrar novas linhas de crédito para a cadeia no Plano Safra. “É preciso também fazer com que o governo apresente propostas de financiamento para ajudar os produtores e cooperativas para que eles se reestabeleçam”, diz o vice­presidente da Fecoagro Minas Leite, Renato Nunes. Vídeo

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas