- Foto: Varlei Cordova / AGORA MATO GROSSO
O preço varia conforme a marca do produto – Foto: Varlei Cordova / AGORA MATO GROSSO

Em junho de 2018 o mercado lácteo em Mato Grosso foi marcado por reajustes no preço do leite e dos derivados. O preço do leite pago ao produtor registrou expressivo aumento de 11,5% no comparativo mensal, ficando em média a R$ 1,16 o litro. É a primeira vez neste ano que o preço do leite está maior do que no mesmo período do ano passado.
Em Rondonópolis o preço do litro do leite chegou a custar quase R$ 5. Em suma, os economistas do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) explicam que isto ocorreu devido a demanda aquecida das indústrias pela matéria-prima no campo, a fim de repor os estoques no pós-greve dos caminhoneiros. Além disso, a entressafra no Estado tem afetando a captação dos laticínios, refletindo em aumentos no preço do leite, e, esta tendência pode se manter no curto prazo.
Ademais, no atacado e varejo, também houve elevações nos preços na maior parte dos
lácteos em jun/18, contudo, paira a dúvida no mercado de que até quando o consumidor conseguirá absorver reajustes nos preços, pois seu poder de compra está apertado devido a lenta recuperação na economia.

Mato Grosso é marcado por reajustes no preço do leite e dos derivados