Mais foco na produção

Iniciativa do Ministério da Agricultura potencializa resultados em propriedades leiteiras do Rio Grande do Sul
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Produção Integrada de Sistemas Agropecuários, o Pisa, está mudando a vida de produtores de leite no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) – que por meio de uma cooperação institucional composta pelas universidades UFRGS e UFPR; pelo Programa Juntos para Competir, que envolve Sebrae, Senar e Farsul; e por parceiros locais – está capacitando mais de 700 propriedades rurais de cinco regiões do Estado: Vale do Taquari, Alto Uruguai, Centro, Noroeste e Planalto.

O programa foi criado para estimular a produção sustentável de alimentos seguros e de qualidade. “O que o Pisa busca é o equilíbrio entre produção e custo, ou seja, produzir mais com menor gasto possível, visando o aumento de renda ao produtor”, diz Ludovico Wellmann Da Riva, especialista do Sebrae, parceiro na capacitação dos produtores. A instituição trabalha com cinco pontos principais: organizar o sistema produtivo, um bom manejo do solo, gestão da propriedade rural, adequação à legislação ambiental e integração da propriedade rural. Este último item pode ser implementado com ações simples, por exemplo, utilização de dejetos de outras produções (como suínos e aves) para adubar as pastagens.
Maciel Schmtiz, produtor de leite em Arroio do Meio, no Vale do Taquari, é um dos integrantes do Pisa. Ele ficou sabendo do programa pela prefeitura e resolveu participar. Dono de uma propriedade de 75 hectares, Schmtiz, a esposa e o pai se dedicam à criação de gado leiteiro, além da plantação de milho e soja. Há três anos, a família participa do Pisa e comemora os resultados. “Aumentei em torno de 20% a produção de leite e reduzi 20% dos custos”, diz Schmtiz.

O aumento da produtividade é atribuído às mudanças no manejo rotacionado da pastagem. “Eu deixava a grama ficar muito alta para colocar o gado e só tirava quando a pastagem estava no chão”, explica o produtor. Com a consultoria do Sebrae, ele aprendeu que o ideal é introduzir o rebanho quando a pastagem está a 30 centímetros da terra e retirar quando chega a 15 centímetros, o que ajuda a gramínea a se recuperar mais rápido. Hoje ele tem pastos com a grama permanente Tifton e planta aveia de verão, aveia de inverno e azevém. No inverno, o gado fica na aveia na parte da manhã, na grama permanente à tarde e num galpão à noite. No verão, eles ficam na aveia de manhã, descansam na sombra à tarde e pousam à noite na grama permanente.

A capacitação também lhe ensinou a balancear a alimentação. Schmtiz dava silagem e ração com grau 21 de proteína, uma ração mais cara. No entanto, os técnicos o instruíram a reduzir a silagem, a ração e colocar milho. A orientação surtiu efeito, as alterações no manejo não prejudicaram em nada a produção, pelo contrário, a produtividade aumentou. Há três anos, as 17 vacas holandesas da família tinham uma média de 17 litros de leite por animal dia. Atualmente, esta média é de 25 litros.

Outro avanço foi no acompanhamento da gestão. Hoje, tudo que Schmtiz compra é anotado e lançado num programa, que identifica qual é o lucro. “É interessante, sabemos tudo que estamos gastando e qual o custo do litro”, diz. Se em um mês a média de litros por vacas cai, dá para identificar o porquê. “Às vezes é a época do plantio da grama que está errado. Conseguimos corrigir, diminuir os erros e aumentar os acertos”, diz.

http://revistagloborural.globo.com/Empreender/noticia/2015/08/mais-foco-na-producao.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas