#Leite:Parceria gera renda para 1,4 mil famílias em MS

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

A governadora em exercício Simone Tebet recebeu em seu gabinete, representantes da cooperativa do município de Terenos, a Coopverde, que vieram a Campo Grande tratar de parcerias entre o governo do Estado e os cooperados para a produção de produtos oriundos da agricultura familiar. A reunião contou também com a presença do diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Agraer), José Antônio Roldão.

 

A cooperativa, que reúne cerca de 1,4 mil agricultores familiares dos municípios de Coxim, Terenos, Maracaju, Dois Irmãos do Buriti, Aquidauana, Anastácio, Bandeirantes e Nova Alvorada do Sul produz pamonha sem lactose e glúten, derivados do leite e ainda um chips feito de mandioca, que será vendido nas cidades sede da Copa do Mundo de 2014, que acontece no Brasil nos meses de junho e julho. Para o mundial serão enviadas 25 mil caixas de pamonha e 60 mil pacotes de mandioca chips.

 

De acordo com Roldão, o governo do Estado, através da Agraer, vem fortalecendo a parceria com a Coopverde, através de investimentos e assistência técnica aos agricultores para fortalecer a economia familiar e gerar empregos e renda. “Oferecemos infraestrutura com o fornecimento de resfriadores para a atividade leiteira, por exemplo, além de proporcionar assistência técnica no campo. A instrumentalização das cooperativas é de fundamental importância para o desenvolvimento”, destacou.

 

 

Gleison Rocha, coordenador de projetos da Cooperativa afirma que a parceria firmada com a Agraer tem trazido resultados gratificantes para os cooperados, aumentado a produção e gerando mais renda aos produtores. “Com a assistência prestada por parte da Agraer, conseguimos aumentar nossa produção e agregar mais valor aos nossos produtos”, enfatizou. Segundo a cooperativa, a pamonha produzida por eles foi inserida na merenda escolar da rede pública da cidade de Maracaju, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

 

Fábrica

 

Rocha disse ainda que já está sendo projetada uma fábrica em Nova Alvorada do Sul que, entre outros produtos irá produzir a Mandioca Chips que atualmente é beneficiada no interior do Estado de São Paulo. Ele afirma que a unidade fabril deverá ficar pronta ainda em 2014, gerando 25 empregos diretos e 35 indiretos em uma primeira etapa. “Mas é importante frisar que cerca de 1,4 mil famílias serão diretamente beneficiadas com isso, pois fornecerão toda a matéria prima”, finaliza.

 

http://www.folhacg.com.br/noticias-ler/parceria-gera-renda-para-1-4-mil-familias-em-ms/6830/

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas