#Leite:Para prefeitos, apoio do Estado ao campo reduz êxodo rural em MS

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Estado vem implementando em parceria com o governo federal e os municípios, desde a organização da cadeia produtiva em setores de forte vocação regional, com a bacia leiteira, ao apoio da assistência técnica, maquinários e novas tecnologias.

 

A política do Governo do Estado voltada para o desenvolvimento econômico e sustentável das pequenas propriedades rurais, garantindo e facilitando o acesso as ferramentas técnicas e estruturantes para o cultivo da terra ou criação e engorda de animais, tem contribuído para manter o homem no campo com mais qualidade de vida e incentivo às novas gerações.

 

O êxodo rural, segundo os prefeitos da região central do Estado, deixou de ser um fantasma nos últimos anos por conta das ações integradas que o Estado vem implementando em parceria com o governo federal e os municípios, desde a organização da cadeia produtiva em setores de forte vocação regional, com a bacia leiteira, ao apoio da assistência técnica, maquinários e novas tecnologias.

 

Espírito público

 

Os prefeitos dos municípios contemplados com as 12 patrulhas mecanizadas entregues nesta segunda-feira pelo governador André Puccinelli foram unânimes em afirmar que Mato Grosso do Sul vive um novo momento no meio rural com o fortalecimento da agricultura familiar, que hoje representa mais de 15 mil famílias. Nesta etapa, o Estado está entregando 28 conjuntos de equipamentos.

 

 

“Tudo isso está sendo possível graças ao espírito público do nosso governador, que faz uma administração municipalista e com olhar para o nosso campo”, realçou o prefeito de São Gabriel do Oeste, Adão Rolim. Ele disse que seu município, considerado rico por ser um grande produtor de grãos, tem também suas carências e demandas pelo fato de contar com quatro assentamentos rurais.

 

Segundo Rolim, a atenção dada pelo Estado aos pequenos produtores dá a certeza de que a agricultura familiar começa a despontar dentro do cenário agropastoril por meio do aumento da produtividade, seletividade e qualidade dos produtos, revertendo o processo de êxodo rural. “A invasão da cidade pelo campo está deixando de ser uma preocupação graças à presença do Estado”, afirmou.

 

Novas gerações

 

Compartilhando da mesma opinião, o prefeito de Jaraguari, Wagner Vilela, disse que os programas e ações do Governo do Estado tem sido de grande relevância para seu município, que conta com 15 assentamentos. “A patrulha mecanizada soma, vem ao encontro dos anseios da nossa comunidade rural porque supre as necessidades daqueles que não tem os meios para preparar sua terra”, citou.

 

 

Com o apoio do Estado, via secretaria estadual de Desenvolvimento Agrário, Produção e Produção, a bacia leiteira de Jaraguari se reorganizou e os produtores já estão montando uma cooperativa, segundo o prefeito. “O fortalecimento da agricultura familiar não beneficia apenas quem está produzindo hoje, mas as novas gerações, que precisam de incentivo para permanecerem no campo”, disse Vilela.

 

Compromissos

 

Também convivendo diariamente com as demandas de quatro assentamentos em seu município, o prefeito de Corguinho, Dalton Lima, destacou os investimentos do governo estadual no meio rural, citando a abertura e pavimentação de novas estradas para escoamento da produção e o compromisso do governador André Puccinelli com a capacitação dos técnicos da Agraer e dos produtores.

 

 

“O governo vem atendendo as nossas necessidades e hoje temos três patrulhas mecanizadas, com a certeza que seremos atendidos com mais equipamentos até o final do ano”, declarou Dalton Lima. O prefeito de Sidrolândia, Ari Basso, parabenizou o governador André Puccinelli pelas ações do projeto Leite Forte, salientando que o seu município, com 24 assentamentos, tem sido plenamente atendido pelo Estado.

 

 

http://www.acritica.net/index.php?conteudo=Noticias&id=109483

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas