#Leite:Implante de embriões em rebanhos beneficiará pequeno produtor

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

O procedimento será feito pelo laboratório In Vitro Brasil, dará início às ações do projeto em uma comunidade no município de Cacimbinhas
Como primeira ação da parceria fechada em maio de 2014, entre Seagri e SEBRAE, referente ao melhoramento genético do rebanho alagoano através da democratização da biotecnologia fertilização in vitro, nesta quinta-feira, será feito o primeiro implante de embriões, de muitos, que beneficiarão o pequeno produtor leiteiro.

O procedimento, que será feito pelo laboratório In Vitro Brasil, dará início às ações do projeto e será realizado na comunidade Galinha dos Maias, no município de Cacimbinhas, às 10h, com a presença do governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, do Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, José Marinho, do superintendente de Desenvolvimento Agropecuário, Hibernon Cavalcante, além do secretário adjunto Henrique Soares e o coordenador do Programa Mais Leite, Renato Carvalho.

A Secretaria de Estado da Agricultura tem por objetivo, através desta ação, fazer com que o FIV (Fertilização In Vitro) seja acessível também para o pequeno produtor. O acordo é que o produtor arque apenas com 20% do procedimento, apesar do custo ser de R$ 1.100,00 reais por prenhês. Os 80% restantes, serão de responsabilidade do Sebrae/AL. Considerando os custos normais de mercado na atualidade, este tipo de serviço não fica por menos de R$ 2.000,00 reais para os poucos produtores de AL que vêm adotando essa tecnologia. Por iniciativa também da Seagri, foi contactado o Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas (Ictal) que disponibilizou instalações do Polo Agroalimentar de Batalha, um ambiente para o apoio às ações do laboratório.

Serão 1000 prenhêses para este ano e 2000 para o próximo. O programa se estenderá para o governo seguinte, uma vez que este tem retorno em médio prazo, quando os animais fecundados estiverem dando cria. As vacas coletadas são de renomadas fazendas do Sudeste do Brasil, têm genealogia conhecida, garantindo a qualidade do animal a ser gerado através deste processo de FIV, fazendo com que Alagoas, em médio prazo, melhore ainda mais a sua qualidade genética, mesmo sendo, hoje, no ranking nacional a 5ª melhor produtividade por vaca/ano e a primeira do Nordeste.

O processo de fertilização se coaduna com o desenrolar do programa ‘Alagoas Mais Leite’, que tem em um de seus quatro eixos, a questão do melhoramento genético, que a Seagri já vinha assistindo aos produtores através de capacitação de inseminação artificial, acesso a sêmen e equipamentos para inseminação através da distribuição de 50 botijões criogênicos para conservação de sêmen, além disso, 25 mil doses de sêmen também estão em processo final de distribuição, cerca de 600 produtores de leite receberam treinamento de inseminação artificial, 57 tanques de expansão com capacidade de 2 mil litros, 3 caminhões com tanque isotérmico para transporte de leite, estando a 3 anos prestando assistência técnica através da melhor metodologia Embrapa, que é o Balde Cheio.

O projeto vai beneficiar 22 municípios, onde a maioria deles localiza-se na bacia leiteira. Para ser um dos beneficiados o produtor deve procurar técnicos do programa através de sua cooperativa.

http://www.tribunahoje.com/noticia/111490/alagoas/2014/07/24/implante-de-embries-em-rebanhos-beneficiara-pequeno-produtor.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas